sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Vamos à praia?

Comédias da vida privada, Luís Fernando Verissimo



Dia de ir à praia, afinal já está um calorão, fora os inevitáveis protetor solar, guarda-sol, chapéu e cadeira por que não um livro? A minha dica é Comédias da vida privada, um delicioso livro de crônicas. Lê a primeira crônica, toma um banho de mar, lê a segunda e toma uma cerveja, lê a terceira e pede um petisco e assim vai.  Assim o dia fica mais divertido.
Cada crônica é um recorte bem humorado da nossa vida privada, as situações são em geral ridículas, mas quem nunca?  Seus personagens são nossa família, vizinhos, amigos e desconhecidos que encontramos todos os dias, são pessoas comuns com um cotidiano comum, enfim a grande maioria dos habitantes do país. Vamos passeando nesse cotidiano pelas 101 crônicas, desde um encontro na lixeira do prédio, as férias da família, um encontro de um ex-casal no supermercado, a gostosa do bairro, um flerte na ante sala do dentista, um flagrante na praia e conversas em mesas de bar.
Usando de humor e ironia o autor nos leva a descobrir o quanto já passamos por situações parecidas, afinal todos nós já passamos por situações ridículas, mesmo que na hora não tenhamos achado e hilárias, daquelas que se tornam lendas familiares.  Luís Fernando transforma em sorrisos, risos e gargalhadas as pequenas vergonhas, as paixões grandiosas, mas sem futuro, as brigas em família, as infidelidades, os acasos e os casos que sempre estão presentes em qualquer mínima convivência humana.
Comédias da vida privada é um clássico do humor nacional, foi publicada originalmente em 1994 e já teve inúmeras reedições além de uma edição revista e atualizada pelo autor. Já foi série de TV, consolidando Luís Fernando Verissimo como cronista sagaz do cotidiano brasileiro. Dá para ler na praia no verão, embaixo do coberto no inverno, no parque na primavera e enrolado numa poltrona no outono.

“Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse a você.” Barão de Itararé

SOBRE O AUTOR


Luís Fernando Verissimo (1936 - )  é um escritor gaúcho, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão e cronista. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. Comédias da vida privada é publicado pela Editora L&PM.

*Esta postagem faz parte do desafio proposto pela Borboletas nos Olhos.

8 comentários:

Maria do Carmo disse...

Da pra ler - e reler - em todas as estações do ano.
Feliz por você ter voltado. Beijos

Jose Luiz Foureaux de Souza Júnior disse...

Esse sujeito é em mais engraçado escrito que ao vivo. Na verdade, meus contatos com ele (três) foram marcados por muito mal humor e falta de graça, mas quando o leio... rio a bandeiras despregadas!

Regina Rozenbaum disse...

Adoro esse homem (acho que vc sabe né?)...fã de carteirinha e portanto compro tudo que ele lança. Me divirto muito e achei ótima pedida levá-lo pra praia. Afinal tem que ser algo leve para combinar com o "peso" desse calorduzinfernu. E euzinha que nem tenho praia???!!!
Beijuuss Ju e dê o ar de sua visita lá no divã.



Daniel Brazil disse...

Grande cronista, provocador de sorrisos. Boa dica!

Adelaide Araçai disse...

Adoro esse autor, porém seu relato só não combina com o nosso clima aqui no Paraná, praia, sol e calor (graças a Deus) ainda não chegaram (gosto mais do frio....rsrs), temos muita chuva e temperatura amena. Aqui nos enquadramos "em outras estações...rsrs. Aqui, ainda estou na fase, ler, conversar e tomar uma taça de vinho....sem cobertor, pois está quente o suficiente para dispensá-lo...rsrs Se não fossem os livros viver com a quantidade de chuva que estamos enfrentando não seria fácil....
Vou incluir Verissimo para alegrar meus dias.
Valeu pela dica
Obrigada
Abraços

ONG ALERTA disse...

Excelente escolha, bjbj Lisette.

Daniel Brazil disse...

Sentindo falta de novas postagens, Jussara. Não desista!

Gisley Scott disse...

Fiquei super curiosa para ler. Vou dar uma olhadinha na saraiva online. Obg pela dica.
Beijos!
http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/