sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Um livro, um amigo

O tempo entre costuras, María Dueñas



O desafio de hoje é um livro que você indicaria para um novo amigo. Eu vivo indicando livros para os amigos, para cada amigo um livro. Procuro sempre agradar o gosto do freguês e em geral acerto. Para um novo amigo é preciso de algum tempo para não errar, nesse exercício de um amigo imaginário, escolhi não um ou uma, mas todas as amigas. O tempo entre costuras é a história de uma mulher que se atirou na vida sem temores e soube fazer de cada derrota uma alavanca para frente. Os amigos também vão gostar, pois tem espionagem, política e guerra.
O romance mistura a biografia da protagonista, pois é escrito em primeira pessoa, com a história da Espanha que antecede a Guerra Civil até a Segunda Grande Guerra, com personagens reais e imaginários, suspense, aventura e drama. O tempo entre costuras, é um livro que fala de como pessoas simples, comuns e acuadas podem evoluir e se tornarem donas de sua própria história, mesmo que em um momento conturbado de seu país. Neste livro, os acontecimentos históricos são quase personagens e é por eles que se constrói a história de Sira, a costureira.
O livro é dividido em quatro partes e segue o amadurecimento de Sira, desde criança até ter seu próprio negócio e autonomia para se envolver em qualquer coisa que queira e morar onde bem quiser, de Madrid ao Marrocos, pois é vivendo de suas habilidades com a costura que ela acaba se envolvendo no mundo sofisticado, glamoroso e perigoso da espionagem, traições amorosas e políticas, sem perder um ponto. As descrições são magnificas, pois nos colocam dentro do clima, do local e do tempo histórico, nem parecem descrições! O livro é uma delícia de ler, leve mas não simplório, sério mas não sisudo, triste mas não choramingas e o melhor é muito bem escrito. Fica uma saudade quando ele acaba!

“Talvez nem sequer tenhamos chegado a existir. Ou talvez sim, mas ninguém percebeu nossa presença. Afinal de contas, sempre estivemos por trás da história, ativamente invisíveis naquele tempo que vivemos entre costuras.” Sira Quiroga

SOBRE A AUTORA

Maria Dueñas (1964- ) -   doutora em Letras e professora titular na Universidade de Murcia, em 2009 lançou seu primeiro romance O tempo entre costuras, que já foi traduzido para mais de vinte idiomas, editado no Brasil pela Editora Planeta.

* O livro se tornou uma mini série de sucesso na TV espanhola.

4 comentários:

Lúcia Soares disse...

Gostei demais deste livro, devorei-o e depois tive que ir devagar, para que demorasse a acabar. Depois encontrei o filme sobre ele, produção de uma TV de Portugal, dublado no português de lá, uma delícia de ouvir.
Sira faz parte dos personagens mais lindos dos livros que gostei.
Ótima indicação, Jussara.
Beijo.

Jose Luiz Foureaux de Souza Júnior disse...

Fiquei curioso, ainda mais porque rendeu um filme, como li no comentário aqui deixado pela Lúcia Soares. Vou tentar lê-lo! Bom final de semana!

China na minha vida by Christine Marote disse...

Que delícia ler seus posts novamente Jussara!
Bom, esse livro já está na wish list para fevereiro. Reúne tudo que gosto, ficção e realidade lado a lado...
Beijo e não pare nos 8 dias do desafio...hahaha

Maria do Carmo disse...

Estou começando a quarta parte e estou adorando. Não sabia que tinha virado um filme. Vou tentar achar pra ver. Bjs.