sexta-feira, 18 de julho de 2014

Viva o João!


João Ubaldo Ribeiro (1941-2014)

 

Eu gostava muito do que ele escrevia, acompanhei suas crônicas em jornais por anos, principalmente as que foram escritas em Itaparica (BA), cidade onde nasceu e voltou a morar depois de adulto. O primeiro livro que li dele foi Sargento Getúlio, brilhantemente defendido por Lima Duarte na adaptação cinematografica. Depois desse  veio todos os outros e sem sombra dúvida Viva o povo brasileiro é sua obra-prima. João Ubaldo ganhou os principais prêmio literários, o Jabuti  em 1972 e 1984 e o Prêmio Camões em 2008, desde que abri esse espaço penso em fazer um post sobre um dos seus livros, ele se foi e fiquei a dever, em breve pagarei essa dívida.

João vá em paz, você fará muita falta!

5 comentários:

Rogerio G. V. Pereira disse...

Soube agora... comprava um jornal só para o poder ler

JAN disse...

Oi, Jussara!
Uma das primeiras crônicas que li foi dele (comecei tardiamente...). Apaixonei-me pelo humor inteligente daquele baiano/carioca.
Hoje, uno-me a vc para dizer
"João vá em paz, você fará muita falta!"

Abração
Jan

Regina Rozenbaum disse...

Pois é Ju... êta semana essa! João e hoje meu amaaado Rubem. Sentirei falta de ambos.
Beijuuss

Luma Rosa disse...

Oi, Jussara!
Todos os seus leitores sentirão saudades e não bastará reler o que deixou. Fico imaginando tudo o que poderia ainda nos ofertar e que se calou.
“Queres cantar o mundo, canta tua aldeia”,dizia Tolstói. João Ubaldo cantou muito bem a sua aldeia e ganhou o mundo!
Beijus,

Carlos Medeiros disse...

Faz anos que tenho o "Sargento Getúlio", lacrado, me esperando. Será, sem falta, o próximo da minha lista, assim que terminar "No caminho de Swan". E o "Viva o povo brasileiro", também, me interessa, a julgar por diversos elogios recebidos. Abraços.