domingo, 10 de fevereiro de 2013

Xin nian kuai le - 新年快乐

Things Chinese, Du Feibao


Eu tenho amigos chineses que moram no Brasil, um deles é de Macau e fala o português mais engraçado que eu conheço, mas eu tenho uma amiga brasileiríssima que mora na China. Vocês conhecem a Christine Marote? Conhecem o blog dela China na minha vida?  Não conhecem? Não sabem o que estão perdendo! Tudo que a gente queria saber da China contado pelo olhar de uma brasileira é imperdível!
A Christine esteve por aqui e me presenteou com o livro acima, um livro precioso, pois nos dá uma pequena visão geral dessa imensidão que é a China, eles têm uma cultura com mais de cinco mil anos, uma população com mais de um bilhão de pessoas e um território imenso.  Things Chinese cobre folclore, arquitetura, caligrafia (que é muito importante na cultura chinesa), roupas, medicina e muito mais. Muitas fotos para que a gente não se perca e saiba do que realmente se está falando. Um livro para os curiosos, para quem vai ou pretende ir para a China.
Hoje se comemora a entrada do Ano Novo chinês, pois seu calendário é lunar e portando não tem uma data fixa, as festividades duram dias e a cor indicada para esses dias é o vermelho e o dourado.  Por que vermelho? Perguntem a Christine, rs...  Esse é o Ano da Serpente que é associado à sabedoria, fortuna e a longevidade.  Andei pesquisando e descobri uma lenda: Buda convocou uma reunião com os animais, mas só doze se apresentaram, assim em agradecimento Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa. Cada ano pertence a um animal e ele só de repetira daqui a doze anos. Então aproveitem bem!
O título desse post roubei por aí, escrito em letras ocidentais e usando um tradutor consegui em chinês, mas todos querem dizer: Feliz Ano Novo!

Sobre o autor
Du Feibao (1941-  ) – estudioso da cultura chinesa que se especializou em descortinar a China para os turistas e curiosos.
 

10 comentários:

chinanaminhavida.com disse...

Xi niàn kuai lê para vc tambem Jussara! Obrigada pelo post e pelos elogios. Que responsabilidade...rs
Mas vc esqueceu de contar para todos que meu maior desafio será levar vc para a China. Mas sou brasileira e nao desisto nunca...rs
Beijo e até breve!
Zai jian!

Cissa Branco disse...

Ju,

Já estava morrendo de ciúmes desse encontro, agora que li o comentário da Christina, quase morri. Vou copiar e colar no face para que ela veja, kkkk.
Sério agora, primeiro, queria muito ter estado com vcs, segundo, queria muito ter estado com vcs, e para não me tornar repetitiva, terceiro e último, queria muito ter estado com vcs.
Beijocas

Carlos Medeiros disse...

Pena que o livro esteja em chinês. Bom feriado.

Beth/Lilás disse...

Oi, Jussara!
Pois é, o Ano Novo começa lá na China e nós aqui debaixo desse carnaval agitado e quente!
A China é um país tão interessante nas suas origens e ao mesmo tempo intrigante e diferente demais do que somos, por isso temos tanta curiosidade a respeito do mesmo.
Então, vou lá visitar a amiga que nos apresenta, pois não conheço nada e nem ninguém morando na China.
um super abraço carioca da serra



Bia Jubiart disse...

E fiquei mais curiosa ainda... É uma cultura sábia! Sabe como ninguém preservar o sagrado e sua filosofia. Vou conhecer sua amiga... Grata pela referência, adoro saber de outras culturas!

Tenha uma ótima tarde!

Bjooooooo

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

新年快乐 querida Jussara!
vou conhecer o blog da sua amiga, com certeza deve ser mto interessante!

não conheço a China continental, mas um dia vou lá.

curtiu mto o carnaval?
bjos pra vc, querida amiga. sou seu fã eterno

Teresinha disse...

Olá Jussara,
Estou indo conhecer o blog. A cultura chinesa é muito interessante.
Beijos mil

Misturação - Ana Karla disse...

Ju, fiquei curiosa aí nesse livro com tantas informações.
Não pretendo ir a China, mas conhecer um pouco das histórias não faz mal.
:)
Xeros

Regina Rozenbaum disse...

Então, depois desses dias calmos de carnaval (os meus, of course!)vou lá conhecer sua amiga. Estou num tempo de "birra" chinesa...explico: depois de ler o livro As montanhas de Buda e ter informação (que ignorante nem sabia!!!) do que fizeram com o Tibet, vou te contar Ju... E sempre tive um respeito imenso pela cultura chinesa. Vai passar...acho eu.
Beijuuss

Luciana Kotaka disse...

Deve ser super interessante esse livro, mas não sei ler nessa língua, mas só a capa é um charme total.
Bjs