segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ao leitor desconhecido





Quem são vocês que me leem? Estou falando daqueles que aqui entram e saem em silêncio.  Nem sei se me leem mesmo! Vejam bem, tenho leitores que moram na Ucrânia, Letônia, Qatar e até mesmo na Macedônia, como sei? Eles aparecem toda semana na estatística do blog. Então, ficam algumas perguntas: será que são brasileiros? Será que passam meus textos em algum tradutor? Que língua falam na Ucrânia? Russo? E na Macedônia? Turco? Divagando... Esta casa tem um problema com a palavra vagabunda, já expliquei aqui, no post “Não sou vadia, não!”. Existe alguma palavra equivalente em russo ou turco? Os que procuram brasileiras de biquíni só entram uma vez! Então porque estão lá toda semana?
Magritte
Eu não tenho qualquer verificação de palavras, acho uma deselegância que um leitor seja obrigado a provar que não é um robô, não modero comentário e mantenho a opção anônimo, ou seja, recebo spams. Acho que poucos, uma média de 12 a 15 por semana e como sou vagabunda no título a maioria me oferece Viagra, hahaha... Será que toda essa gente, seja da Polônia, Bahamas ou da Índia só vêm aqui colocar spams? Prefiro acreditar que não. E tenho razões para isso, um dos meus posts mais acessados chama-se “Um Ronim no caminho do meifumadô” que fala de um dos mais famosos mangás japoneses, foi escrito a mais de um ano, ainda recebo comentários e emails sobre ele, em inglês. Então gente deste mundo, vasto mundo ao passar por aqui deixe um alô, um tchauzinho vou ficar tão feliz! Mas não se sintam obrigados a deixar um olá, já me sinto honrada que alguém de tão longe chegue a essas palavras vagabundas. Todo mundo que escreve tem leitor desconhecido são aqueles que compram jornais, revistas, livros e ou que entram em blogs e saem silenciosamente.  Nem todo mundos sabe onde eles estão, mas quem tem um blog sabe onde estão esses leitores silenciosos, viva a internet!
Catrin Weltz Stein
Essa semana o blog faz dois anos, escrevi uns tantos posts, fiz amigos, conheci pessoalmente alguns deles, interagi com outros blogs, aprendi muito em todos eles e com certeza hoje sou uma pessoa melhor. Uma vez li uma estatística que a maioria dos blogs abertos não alcança o primeiro ano e menos ainda o segundo, então já ultrapassei está estatística! Glória! Glória! Até porque tenho um blog difícil, 90% dos meus posts falam de livros que não são best-sellers ou foram há séculos atrás. São meus leitores que me motivam a continuar, são em vocês que procuro inspiração, podem acreditar, às vezes ao ler um post sobre artesanato me lembro de um livro, ás vezes nem é o post em si é apenas uma palavra e penso: porque não? Ainda hoje me perguntam o porquê das palavras serem vagabundas, bem ... para não serem letras mortas no dicionário elas precisam estar na boca de muita gente, esse poema do Fábio Brazil (meu irmão) explica melhor.

PALAVRAS VABUNDAS   

palavras são mesmo vagabas
não conheço nenhuma
tão distinta
que não saiba a saliva
de muitas línguas

até as mais novinhas
mega-pixel
destrambelha
Já desanda em propaganda
e parece puta-velha

a roupa é sempre justa
e cada dia mais curta
Vossa mercê vira cê
cobrindo somente
a semente da fruta

palavra, palavra é puta
que amamos por toda vida
na cama, em pé, na latrina
sem vergonha alguma
mas ela gosta é da rua

livre, se dando à toa
pra todo mundo


de gozo frouxo, na voz do povo
quando toma e entoa
essas imundas

palavras vagabundas.
O ano passado fiz uma festa, esse ano não consegui pensar em nada, falta de tempo explica. Assim mesmo quero comemorar esse aniversário com todos vocês, os que estão aqui há muito tempo, os que chegaram agora e aos anônimos silenciosos meu
Muito Obrigado!

Acreditem, é um bolo!

52 comentários:

SHEYLA - DMulheres disse...

Jussara,

Parabéns pelo blog que é um sucesso e que me faz aprender tanto. Sempre que entro aqui me descubro de outras formas. Ainda bem que suas palavras vagabundas - existem!

mil bjosssss

Geíza Bolognani disse...

Antes de mais nada, parabéns pelos 2 aninhos!
Também fico assim, me perguntando quem é esse povo que aparece e não comenta, não dá pitaco nem sinal de vida... Faço moderação, pq já recebi uns coments grosseiros e ofensivos, mas verdade seja dita, foram poucos e raros. blogueira novata se assusta com pouco, rs.
Adorei o poema do seu irmão.
Bjks.

Juliana disse...

parabéns pro blog mais delicinha do Brasil -il- il!

Ziula Sbroglio disse...

Feliz aniversário para você e para o blog!!! É muito difícil manter um blog atualizado e o seu é maravilhoso!

Quanto aos leitores, é muito bom quando se identificam e contam suas histórias.

Luana disse...

Ju, a leitora de Narnia Molhada do Sul voce sabe quem eh! E parabens pelo aniversario do blog

Misturação - Ana Karla disse...

Uhúúúú!
Parabéns Ju e que seja sempre assim esse blog bacana e cheio de dicas para euzinha aqui.
Que venham todos, seja como for, mas venham, apreciem e fiquem.
Tudo de bom amiga.
Xeros

navirj disse...

Parabéns pelo blog, Jussara!
Nas estatísticas do meu sempre aparecem muitos russos. Sabe-se lá como e por quê.
Adorei a explicação do nome do blog e o poema Palavras Vagabundas.
Beijo, Nadia

Rogério Pereira disse...

Parabéns, Jussara

Pelo blogue
Pela persistência
Pelo serviço público
e
Pelo poema

Nanda Pezzi disse...

Jussara, aprendo tanto com vc, aprendo tanto com seu blog... Sabe, não conheço muitos (para não dizer a maioria) dos livros que vc indica, mas mesmo assim saio daqui curiosa para lê-los ;)
Parabéns por mais um aniversario do blog ;) Você merece!
Muito sucesso viu?

Beijos, ótima semana para vc!

Nanda Pezzi

Lúcia Soares disse...

Jussara, obrigada você, por tantas palavras lindas, em nada vagabundas.
Vir aqui é sempre um prazer.
Vida longa ao seu blog.
Beijo!

Linda disse...

Menina isso acontece mesmo. Eu, assim como você fico me perguntando também se essa galera que visita o meu blog e que são de outros países são brasileiros ou se o google traduz a minha página para eles lerem. rs
A questão é que tem gente aqui do Brasil mesmo que passa lá diariamente e não dá nem um "oi". Que custa né?
Olha, parabéns pelo blog! Eu amo ler e aprendo muitas coisas aqui.
Valeu pelo toque sobre o açúcar. Não vai dar realmente para eliminá-lo de vez, mas vou procurar fontes saudáveis como o açúcar mascavo e vez ou outra um docinho só pra não "aguar". rsrrs
Um super abraço!

Inaie disse...

E Bahrain?? Não tá na sua liiiisssta??? Como assim??

a minha teoria é que sao brasileiros espalhados pelo mundo que me dão as bandeirinhas, pq quem seria louco de ler o meu blog num ingles tão vagabundo???


Bj

O Guri disse...

Você é incrível, acho que se não fosse por você, eu já teria parado e ler faz tempo.

Abraço bem bem bem apertado!

Marina disse...

Parabéns pelos dois anos de blog, Jussara! Eu, que também sou blogueira, sei como dá trabalho e exige dedicação manter um blog de excelente qualidade e com conteúdo original. Também recebo leitores de países super improváveis no meu blog e me faço as mesmas perguntas que você. Todo dias tenho umas 10 visualizações da Rússia e fico pensando que todos me escrevendo ao lado das suas pilhas de livros do Dostoiévski e Tolstói... Outro dia recebi tráfego de Buruni. Países que eu nem conhecia aparecem nas minhas estatísticas. A Internet tem um lado alienante mas também mostra sua face exuberante!

Abraço!

Marina disse...

Parabéns pelos dois anos de blog, Jussara! Eu, que também sou blogueira, sei como dá trabalho e exige dedicação manter um blog de excelente qualidade e com conteúdo original. Também recebo leitores de países super improváveis no meu blog e me faço as mesmas perguntas que você. Todo dias tenho umas 10 visualizações da Rússia e fico pensando que todos me escrevendo ao lado das suas pilhas de livros do Dostoiévski e Tolstói... Outro dia recebi tráfego de Buruni. Países que eu nem conhecia aparecem nas minhas estatísticas. A Internet tem um lado alienante mas também mostra sua face exuberante!

Abraço!

Inaie disse...

parabens pelos 2 anos de blog!!!!!!

tera dorea disse...

Ju! parabéns pelos dois anos do seu blog! incrível eu ter conhecido só agora, dp q vc reapareceu! rsrs
vou te dizer que tenho dado só umas pinçadas nos seus textos, por enquanto, pq é duro... trabalho no computador, e já viu, se fico viajando o trabalho desanda rsrs mas adoro te ler!
lembro tanto dos nossos papos! de quando vc era como na foto (tínhamos 15, 16, 17 anos!), e agora só fico aguardando a gente se encontrar de novo!
graaaaaande beijo, parabéns de novo!

Regina Rozenbaum disse...

PA-RA-BÉNS Ju!!! Vida longa, bem longa a seu Palavras Vagabundas. À propósito...qual é o antônimo de vagabunda? Ocupada? Trabalhadora? Ri um tanto com o "teor" dos emails que recebe...aff E adorei o poema de seu irmão. Quanto às visitas mundiais já fiquei também bem curiosa e depois passou.Principalmente quando a url era toforatodentro...cada cidade... que tinha que pesquisar no google! E tinha leitores fiéis rsrsrs diariamente acessavam...eu hein?! Mais uma vez Ju: VIDA LONGA! Que venha o terceiro, quarto, quinto....
Beijuuss, felizes, n.a.

Pandora disse...

Como o tempo voa!!! Dois anos Jussara!!! Parece que foi ontem que cheguei aqui pela primeira vez!!! E já aprendi tanto por aqui, sobre livros, pessoas, história e filmes \o/

Que venham muitos outros anos e parabéns a você e ao blog!!!

Rosa de Paiva Lopes disse...

Aha! e que siga.
Passarinho me contou que vc faz sacolinhas legais.
Adorei.
Bj

Beriour disse...

Parabéns pelo aniversário do blog :)

Anônimo disse...

Eu sou um desses leitores anônimos. Acesso toda semana. Amo seu blog, adoro livros e seus posts são sempre pertinentes, impossível não lê-los. Conheci seu blog através do “lostinjapan” e, desde então, nunca deixei de acessá-lo, porém o tal do “oi” é que é... em quase todos eu gostaria de deixar um comentário, mas... os dedinhos não obedecem. Mas fica “dito”: eu entro porque sei que sairei com conhecimentos a mais. Pura emoção o poema do seu irmão. Lindo!
 
Parabéns!!
Abraço

Edna

Calu disse...

Parabéns Jussara.Sei que estes dois anos foram de rica interação entre teus leitores,dos quais , agora, faço parte.Fica-se mesmo com curiosidade acerca de visitas tão distantes.No meu blog, nenhum caso assim foi registrado.È tudo gente da terrinha, mesmo,rsrssss...
Salvaguarda do título, o poema de teu irmão diz tudo.
Vida Longa ao "Palavras Vagabundas."
Bjos festivos,
Calu

JAN disse...

Oi Jussara
Meu blog ainda não completou 2 aninhos ainda, mas como você, eu já interagi bastante por aqui!
Até vim dar parabéns por suas "PALAVRAS VAGABUNDAS"

Abração
Jan

Clara disse...

Eu te leio faz tempo, mas agora que comento. Não sou do "estrangeiro" e nem uso o anônimo pra me comunicar.... e não mando spans....

Eu sou eu!

Beijos

Bruh Floripa disse...



OLÁ!!!!!!

___ \\\\\|//
____( @ @ )
ooO__(_)__Ooo____________________________
___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|
_|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|__
|___| Olha eu aqui espiando |___|___|___|___|___|
__|___| e fazendo uma visitinha |__|___|___|___|__
_|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|__
|___|___|___|___|___|___|___|___|__|___|___|
__|__ E comentarei sempre que aqui vier _|___|___|
|__|___|Venha conhecer meu blog se puder __|___|__
_|___|___|__|___|___|___|__|___|___|___|___|
________________________________________
|___| http://bruhfloripa.blogspot.com.br |___|___|__
________________________________________
___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___
_|___|___|Visite o Blog da Bruh |___|___|___|____|_
___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___
Se gostar, venha participar.
Espero sua visita e um comentário em qualquer lugar.
Fique à vontade para palpitar, mas venha me visitar!
Bjokas da comadre Bruh. =*

Christine disse...

Caramba!!! começamos o blog praticamente no mesmo dia? mas nos desencontramos na cidade maravilhosa...hehehe Coisas da vida.
Adorei esse post, especialmente pq descobri que estamos celebrando juntas algo muito importante, como vc disse, não é para todos escrever por tanto tempo. E não sei se vc lembra, mas qdo quis desistir, o seu recado foi o que me fez 'passar a régua' nessa história de desistir. Sou muiiiiito grata a vc, com meia duzia de palavras, vc me mostrou o caminho a seguir. E aqui estou, com os olhos cheios de lágrimas... é sou assim mesmo: a durona mais molenga do planeta!

Depois me fiz as mesmas indagações que vc: quem são os meus leitores? onde estão? Até onde eu consigo chegar? Olha, não interessa, apesar da curiosidade. Hoje o que importa é que de alguma forma conseguimos ultrapassar limites inimagináveis para nossa geração. E quantas pessoas fizemos sorrir? ou chorar?
Realmente a internet é algo muito maior do sequer imaginamos.

E só posso te desejar muito sucesso, luz, paz e entusiasmo para continuar nos desvendando os livros empoierados das prateleiras... é um prazer imenso ler seus posts.

Beijo enorme! Final de janeiro... pode agendar! =]

Ah, eu rodo o mundo, então pode ser que um dia eu apareça como San Francisco, no outro uma cidade ao norte da França... mas da China vc nunca terá uma visita. Para acessar o seu blog e outras tantas páginas da web, uso o VPN. Sem isso, nada feito, ficaria só no mundinho chinês...rs

Lílian Almeida disse...

olá ,amei tudo aqui, parabéns pelo niver do blog, excelente conteúdo!

Beijo no ♥!
Tenha uma semana de sorridentes alegrias !
http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
______________________________________________________________________

Alê Lemos disse...

Adorei o bolo de livros kkk e gostaria de participar da comemoração do seu segundo aniversario. Se fizer algum sorteio ou gincana me avisa!Também tem muita gente que acha meu blog pelo google e faz cada busca esquisita que vou te dizer... tem gente da Russia que chega ao Diarios só por causa do meu primeiro nome.

Luís Coelho disse...

Sou um admirador deste blogue e de muitos outros. Nem sempre passo por aqui e quando passo nem sempre comento.Por vezes existem temas que não me despertam.
Geralmente passo primeiro por todos quantos tem a gentileza de me visitar.
Quando o tema como o de hoje me chama a atenção parece-me bem dizer olá.
Todos gostamos que nos digam olá ou que nos dêem um sorriso sem esperarem por retorno.
Pouco ligo se os que me lêem entendem tudo. O tradutor dá uma aproximação mais ou menos perfeita.

Por último queria apenas deixar-lhe um olá de muito respeito e amizade.
Aquilo que escrevemos no blogue e que o torna interessante é o motor que leva as pessoas a responder e a comunicar connosco. Parece-me também certo que se visitamos um blogue e nunca nos retribuem a visita é sinal que não se interessam por nós, nem por aquilo que escrevemos.

Alê Lemos disse...

Não cruz credo! kkkk morar no maracanã é prejuizo certo. Moro em JpA

Beth/Lilás disse...

Ju, queridona!
E eu tive o prazer de conhecê-la aqui,pessoalmente, uma pessoa das mais simpáticas e inteligentes que conheci nesta blogosfera.
Parabéns pelo aniversário do blog que é de excelência, trazendo variedades em títulos bacanas.
Um barato a poesia de teu irmão e a brincadeira com as palavras.
Obrigada a você pelas leituras sempre interessantes e nada de vagabundas.
grande abraço, carioca

(Conserta o título da poesia, esqueceu do "GA")


Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Linda sexta pra nós todos.
Passando pra te ler e
dizer que aguardo seus olhos sobre o assunto que postamos nessa sexta la
no Espelhando, falamos sobre " Quem sabe faz a hora".
Bjins entre sonhos e delirios
Catiaho Reflexo d'Alma

Lin Sousa disse...

olá, lindo poema .. ele explica tudo .. melhor ser uma palavra vagabunda do que uma língua morta..pensei num outro tíulo pro seu blog : putas palavras..hehe .. deixa como está.. eu confesso: nem sempre comento nos blogs q visito .. sorry.. amei o post dos beatles.. bjks LIN

Bia Jubiart disse...

... E muitos anos de vida para nós aqui nos deliciarmos com as Palavras Vagabundas, centenárias ou não! Anônimos ou não!

Ju, não és "vadia", lembrei-me que adoro vadiar rsrsrsr. Fiquei a perguntar-me se todos que entram em nosso blog vão até o final da leitura?...

Bella, tenha um fim de semna especial!

Bjãoooooooooo

Cinderela Descaída disse...

Feliz aniversário. Também fiz aniversário e já percebi esse poder da internet em romper barreiras, o que é realmente maravilhoso, não?
Um beijo,

Allan Robert P. J. disse...

Aniversário do blog? Sobrou bolo aí?

É verdade, às vezes passo e leio sem deixar rastros, apenas um número na estatística do blog.

Parabéns pelos dois anos!

:)

Carlos Medeiros disse...

Engraçado essa do viagra. Internet é uma coisa curiosa. Nunca imaginaria que poderia haver enganos por causa do título. Como no título há palavras, logo pensei em livros. Abraços.

Lê Fernand's disse...

nunca saberemos de onde são e quem são todos os leitores.


=)

bj meu

Tati disse...

Ow, vale um parabéns meio atrasado? Falta de tempo explica né? Mas muito parabéns Jussara! Não só por conseguir manter o blog, mas o mais importante, manter um blog que é a sua cara (não te conheço, mas é o que transparece aqui) e que é fiel ao que você pensa! Em um tempo em que tudo é falso, as coisas são tão efêmeras, é alentador saber que existem espaços como o seu!!
Beijo enorme,
Tati

Nina disse...

Ahhh parabéns pelo niver!
Iiih esse negocio de leitor que fica quietinho, é mesmo engracado e deixa a gente bem curiosa nao é? As vezes, essa tua pergunta ajuda a ter respostas, certa vez perguntei tbm numa postagem e surgiram algumas pessoas se apresentando, é bem legal... mas olha, tem mt brasileiro espalhado por esse mundao, viu?! A maioria sao eles que abrem mas nao comentam mesmo ... relaxa!

Bjs e boa semana!

Celia na Italia disse...

Ju
Nossa, já dois anos!!!!!
Parabéns a vc e Obrigado por tudo que aqui vc deixa para a gente.
Super abraço e que venham muitos outros livros, textos e aniversários!!!!!


Teresinha Ferreira disse...

Olá Jussara,
Fiquei aqui rindo sozinha. Para descobrir tão façanha, só mesmo o Sherlock Holme. rsrs..
Tem uns mistérios nesses blogs que são inexplicáveis mesmo.
Olha, parabéns por ter superado as estatísticas e permanecer mais tempo por aqui. Suas palavras vagabundas são muito queridas. Tenha certeza disso.
Nessa blogosfera encontramos pessoas muito especiais. Você é uma delas.
Bons fluidos.
Beijos mil

Nanda Pezzi disse...

Jussara, vim te deixar um beijos e te desejar uma ótima semana!

Nanda Pezzi

APPedrosa disse...

Eu também sempre penso em quem me lê, mas o que mais me assusta não são os registros da Ucrânia ou da Rússia. O que me assusta mesmo é encontrar um conhecido ou amigo que fale "leio seu blog". Isso me deixa numa falta de graça sem explicação. Sempre acho que estou escrevendo para ninguém ou para os poucos que comentam...
Parabéns pelo seu blog, é uma delícia de ler. Vida longa a ele!
beijo,
Ana Paula

Carla disse...

Olá Jussara,

chegando aqui pela 1ª vez, através do blog da Ana Paula.

Acredito que todo o blogueiro tem esta curiosidade: "de onde sai tanta gente? Porque volta? Veio por engano? Se agradou?"

No meu caso: vim porque quis, e me agradei! Já aviso que vou voltar, mas quase nunca me manifesto, a menos que possa colaborar com alguma coisa: mesmo uma opinião meio torta!

Parabéns pelo aniversário do blog e que nunca lhe falte inspiração para continuar!

Um abraço

Sandra Portugal disse...

Atrasada mas a tempo de dizer o quanto admiro vc e seu blog.
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Beth Blue disse...

Parabéns pelos dois anos! Meu blog jâ completou 6 anos, quem diria...eu e ele sobrevivemos e ainda temos muita estória pra contar!

Ah, eu tambem tenho muitos leitores silenciosos...entram quietos e saem calados! Mas meu público maior mesmo é do Brasil, Portugal e Holanda (afinal eu moro na Holanda e aqui também tem muito brasileiro).

Quanto ao seu blog...preciso voltar mais vezes! beijos transatlânticos

Anônimo disse...

Parabéns pelo aniversário!

Sou tua seguidora mas não gosto de comentar. Já comprei alguns livros depois de ler suas postagens.
Gosto ser anônima e estou feliz por ter encontrado seu blog, é um dos poucos que sinto prazer em voltar e ler as novas postagens ou reler outras que gostei.

abçs.

Anônimo disse...

Eu realmente amor por você para convidados postando em www.palavrasvagabundas.com.br

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Eu tenho alguma sabedoria maravilhosa.