segunda-feira, 9 de julho de 2012

Livros! O que fazer com eles.



Uma das estantes da minha casa.
Minha inspiração foi embora ou só ando lendo livro chato acho que na verdade ainda estou mentalmente cansada e um pouco mal humorada, mas... todo mundo que gosta de ler tem problema onde guardar e como conservar seus livros. Hoje nenhuma uma casa ou apartamento são  pensados para se ter livros, aliás nunca vi um apartamento decorado, daqueles que estão lá para te seduzir para comprar, que tenha um lugar para livros, nem os escolares! Ás vezes me pergunto para que campanha do tipo Leia Mais, se a pessoa não tem nem onde guardar seus preferidos. Para os insistentes como eu aí vão algumas dicas, não fui eu que as escrevi, mas certamente foi escrito por um bibliotecário muito dedicado ou uma bibliotecária, recebi há algum tempo e agora compartilho.


20 dicas para conservar seus livros

1.         Grandes quantidades de livros são pesadas. Dê atenção à espessura das prateleiras.
2.         O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel.
3.         Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.
4.         Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.
5.         Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo.
6.         Faça uma vistoria anual. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.
7.         Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.
Como podem ver não sigo as regras...
8.         Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas, já percebeu que as bibliotecas e as livrarias não têm armários fechados.
9.         Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.
10.      Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel. Tenha sempre um marcador  de papel à mão.
11.      Em estantes de madeira, não use tintas a base de óleo.
12.      Considere um tratamento anual contra traças, se os livros forem muitos e poucos usados.
13.      Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.
14.      Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato direto com as de couro.
15.      Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Comprimidos nas prateleiras induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.
mas bem que tento.
16.      Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
17.      A melhor posição para um livro é vertical.  Livros maiores que não caibam na prateleira podem ficar na horizontal tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de três volumes.
18.      Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas.
19.      Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.
20.      Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.

Se não for nossos preferidos ou de estudo não deixe livros parados compartilhe, troque, doe e distribua, aqui ao lado tem um selo de um bom jeito de distribuir seus livros já participei duas vezes e adorei, não precisa ser só entre os dias 8 a 16 novembro, faça quando puder e sempre.



Estante de uma biblioteca.

Um livro e como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem. Kahlil Gibran

29 comentários:

Pandora disse...

Realmente quando meu pai pensou em um quarto para mim nem de longe ele supôs que eu ia ser uma leitora compulsiva e o resultado é que qualquer dia desses eu vou ter que sair para os livros entrarem kkkkk

Li todas as dicas com atenção redobrada e juro que vou tentar, o problema é conseguir!!! rsrs

Lúcia Soares disse...

Jussara, o problema com meus livros é que os guardei por anos num compartimento fechado do maleiro e eles ficaram com cheiro de mofo que não sai de jeito nenhum. Não é nem mofo, porque o armário não mofava, mas é aquele cheiro que o papel tem, ao ser guardado por anos. Nem deixá-los ao ar livre e ao sol está adiantando.
Hoje em dia, por mais campanha que tenhamos, poucos deixam espaço em casa para uma boa estante.
Beijo!

LUFE disse...

Oi Jussara,

O pior é que a gente nem encontra estantes de livro para comprar. Tem que mandar fazer. As poucas que se acham prontas são de madeira prensada e quase sempre empenam.
Em um apto que morei, fiz estantes até sobre as portas. Realmente é muito dificil manter muitos livros em apto. Em casa ficou mais facil.
Otimas dicas para conservação dos livros, eles merecem.

bjo procê

Beth/Lilás disse...

Oi, Jussara!
Menina, cê sabe que isto me lembrou de verificar como estão os livros que tenho lá na serra? Boas dicas estas e vou tentar fazer alguma coisa quando lá voltar, deve ter alguns com problemas de umidade inclusive.
E se andas com falta de inspiração, vou deixar uma boa dica de um que estou lendo no momento: de Ruy Castro - Era no tempo do Rei - muito gostoso, podes crer.
beijo carioca

Regina Rozenbaum disse...

Hummm assunto complicado esse...é trabalhão pra mais de ano rsrs. Já tentei de um tudo e "perdia" horas higienizando os tais. Agora cansei e convivo com o pó rsrs. Aqui em Beagá tem empresa especializada em limpeza de livros...sei que é pra poucos, pois cu$$$ta um tanto. O que venho fazendo anualmente é desová-los nas bibliotecas da cidade...tem que circular, né não?! Acho graça de mim mesma, pois já fui tão, mas tão apegada a eles que nem emprestar conseguia rsrs. Não sei o que aconteceu... mas me sinto muito melhor assim. Suas estantes Ju, estão bem arrumadas sim!
Beijuuss n.a.

VaneZa disse...

Adorei as dicas! Vou colocar todas em prática.

BeijoZzz

SHEYLA -DMulheres disse...

Jussara,
Ótimas dicas, tinha algumas que nem conhecia, como temos poucos livros por aqui, sempre estou passando pano neles. Acho que eles ficam muito tempo parados, e penso em fazer trocas, pois tem gente que gostaria de lê-los e e eu de ler os das outras pessoas.Enfim, adoro também reler os livros que tenho.
Beijos e boa terça!!
Sheyla.

Linda disse...

Nossa, eu faço tudo errado! rsrrs
Encapo todos os livros e morro de medo de folheá-los porque temos que estraguem. Ai ai...
Tenho muitos maus hábitos para mudar.
Obrigada pelas dicas!
Beijo grande!

Bia Jubiart disse...

Oi Ju! Ando meio assim também recebi um livro da ciranda no blog da Elaine estou ensaiando p/ lê-lo...

Dicas preciosas, vou compartilhar no FACE! Ando fazendo um bocado de procedimento errado rsrsrsrs.

Tenha um lindo dia!

Beijooooooooo

Rosa de Paiva Lopes disse...

Oi Ju!!
Eu fico frustrada toda vez que dou de cara com a dica 20, realmente é que provomo tardes de consertos nos livros mais manuseados e adivinha como são feitos?
Eu sei que não deve ser assim, mas também qual a solução?
No final sempre me convenso que insentivar que as filhas preservem os preciosos vale mais que as manchas no papel.
Bj

Luma Rosa disse...

Fico encantada com uma boa biblioteca, dessas públicas em que as raridades se mantém refrigeradas, ar purificado e etc.. Mas em casa? Não me conformo com livros parados. A ideia de libertar os livros da clausura das estantes, trouxe para a blogosfera, inspirada no BookCrossing. Acho legal libertar os livros na natureza, dando oportunidade para outras pessoas terem acesso a cultura. Além da libertação do livro, o blogueiro pode fazer uma postagem contando o feito ou resenhando o livro, assim também ficamos sabendo o que os blogueiros estão lendo. A próxima edição acontece em Novembro. Vem com a gente... vai separando um livro para libertar :) Se quiser saber mais: BookCrossing Blogueiro.
Ah, livros parados provocam alergias :)

Inaie disse...

estou hospedada na casa de uma amiga no Vietnam. Ela foi minha colega de classe na 8 serie. Eu j';a gostava de ler, mas quando a conheci, conheci tambvém a Beth, sua "mae de criaçao". E a Beth comia livros. Tinha estantes e mais estantes espalhadas por todos os comodos. Com os seus livros ela viajava o mundo, transitava no tempo e inspirava adolescentes como eu.

:-)

obrigada pelas dicas de como conservar nossos livros

She disse...

Oi Jussara! Andei vendo pela internet formas bem criativas de guardar os livros, tem muita coisa legal, só não sei se realmente as pessoas usam.
Beijo, beijo!
She

Mundo da Lu Roque disse...

Olá Jussara! Que prazer conhecer seu cantinho, nossa e essas dicas então, serão muitíssimo úteis para conservar meus livros, menina. Adorei, voltarei mais vezes, um forte abraço.

José Luiz Foureaux de Souza Júnior disse...

Ler... ler... ler... mas com cuidados, sempre, pois sem eles a leitura não acontece. Muito interessantes e úteis os conselhos! Obrigado pela dica!
Bom final de semana!

Christine disse...

Oi Jussara,
Realmente a quantidade de livros vai ficando... como direi... incomoda! hehehe
Qdo vim para cá, trouxe uns 30 livros na mudança que não havia lido. Mas cada vez que vou ao Brasil passo horas numa livraria (essa foi a causa do nosso desencontro lembra? fiquei sem sinal dentro da livraria...rs) E ai vou trazendo e trazendo, e os amigos qdo visitam trazem e as prateleiras vao estufando, transbordando...rs
Claro que amo, e tento compartilhar sim. Fiz até uma lista com pequenas sinopses de todos os que já li (sim, pq só empresto os que já passaram por minha mãos e meus olhos...). E o pessoal aqui devolve... e ai já viu! Fora as pessoas que vão embora que me fazem 'doação'...hehehe Amo tudo isso, porque ganhar livro é sempre bom, mas estou só imaginando quantas caixas vão voltar comigo! Bj

Rosa de Paiva Lopes disse...

Ju tô tão triste!!
O Carlos e agora ele assim.
E eu tinha até esperança que saísse o segundo volume das memórias.
Por que esse povo não é família pra gente segurar na mão nessa hora?
Bj

Marina disse...

Jussar, esse seu post me deu uma angústia.... É que eu tenho uns 2 mil livros (alguns na minha casa e outros em BH). Não tenho espaço pra guardá-los. Já doei uns 200 infanto-juvenis e mais uns 400 de Psicologia. Não sei o que fazer, porque mesmo diminuindo muito o ritmo de compra eles se multiplicam. Tive a fase de querer ter um monte, depois de curtir ter um monte e agora estou na fase do desespero e medo de eles mofarem, serem devorados por traças, estragarem, ficarem muito tempo parados, etv, etc... penso em doar um tanto, mas dá uma tristezinha... De vez em quando faço uma faxina e doo os que não curto muito, mas tá cada vez mais difícil porque agora só tenho livros ótimos. Só russos são 130 (adoro, devia ter nascido na Rússia). Gostei da ideia do bookcrossing mas e o desespero de libertar o livro e maltratarem ele por aí, como fica?? Marina

Nanda Pezzi disse...

Nossa eu estou neste dilema... não tenho mais onde guardar meu livros ;) Amei as dicas... sou muito chata com meus livros.. tomo muito cuidado com eles!!

ótimo final de semana!

nandapezzi.blogspot.com

Luma Rosa disse...

Seja bem-vinda ao BookCrossing Blogueiro!!
Obrigada por divulgar!
Novembro bate à porta!
Bom fim de semana!
Beijus,

Carlos Medeiros disse...

Difícil guardar/manter os livros, mas muitos aqui não consigo dispensar. Só de saber que eles estão ali a minha espera, e que a qualquer momento posso lê-los, ou relê-los, já me faz sentir melhor. Abraços.

DONA GAM disse...

OLÁ, JUSSARA!! SEJA MUITO BEM-VINDA AO MEU MUNDO VIRTUAL!!
MUITO GRATA POR TER JULGADO E ACHADO MEU TEXTO APROPRIADO. SINTO-ME MUITO FELIZ POR TER SIDO SELECIONADA!!
TENHO CERTEZA QUE O LIVRO SERÁ UMA BELEZA A OLHOS NUS!! :)
APAREÇA QUANDO QUISER !!
AH... UMA QUESTÃO...
ENVIEI APENAS MEU PREMEIRO NOME E PSEUDÔNIMO PARA CONCORRER. SERÁ QUE TENHO QUE ENVIA´-LO POR COMPLETO PARA QUE SAIA NO LIVRO?
VALEU POR ESCLARECER, CARA "JUÍZA"!

Sônia Amorim disse...

A leitura nos tornam sábios pela arte deliciosa de ler, minhas paixões... ler e escrever, adoro demais, adorei seu blog, e agradeço por ter sido uma das selecionadas para o livro, fiquei muito emocionada, obrigada de coração, beijos e uma boa tarde sabado para ti!

Aleska disse...

Moça, fico muito agradecida por ter me passado no concurso kkkkk. Ótimas essas suas dicas de conservação de livros, vou anotar algumas. beijos!

Sandra Portugal disse...

Parabéns pelo excelente trabalho no Concurso Literário!
Uma grandiosidade
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Misturação - Ana Karla disse...

Pensando bem, aqui em casa tenho poucos livros e poucas estantes destinadas a esses, mas as dicas me deram uma ótima ideia.
Xeros

Jessica Lorrana disse...

Ótimas dicas, sou fã da leitura e apaixonada por livros, notei agora que não tenho cuidado muito dos meus queridos. Uma colega muito querida (mundo da lú)me indicou seu blog, estou adorando e como o dela ja faz parte da minha barra de favoritos. Estou trabalhando na criação do meu blog, buscando inspiração... Aliás encontrei um pouco aqui, é isso, parabens pelo blog! até a proxima.

Teresinha Ferreira disse...

Olá Jussara,
Fico feliz com seus comentários sobre a minha viagem.
Vou te contar uma coisa... Acho que os homens bonitos, na Itália, sairam de férias.kkkkk... Ta difícil, viu.
A viagem está ótima...Pena que está quase terminando. Estou morrendo de saudades de casa, filhas e neto...
Fique bem.
Beijos mil

navirj disse...

Muito difícil por em prática essas dicas, ainda mais em apartamento. Tenho muito medo de eles se danificarem. Falta espaço aqui. Morro de ciúme deles, não empresto pra quase ninguém, então circular é complicado. Mas vou tentar seguir algumas delas.
Beijos, Nadia