segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Meu ano será um filme!
Começaram o ano bem? Estão de ressaca? Deram sete pulinhos nas ondas do mar? Jogaram flores parra Iemanjá? Comeram lentilhas? Comeram romã e guardaram as sementes na carteira? Passaram a virada de branco ou amarelo? E na primeira semana do ano estão de férias ou já voltaram pro batente? Eu passei de branco com minha família e queria ter ido à praia, mas choveu.  Foi tudo de bom muito vinho, muita conversa e um espumante rosé para terminar.
A grande maioria dos meus leitores não sabe exatamente o que eu faço profissionalmente, alguns acham que sou professora de português ou bibliotecária, outros acham que passo a vida na flauta, só lendo. Por motivos que não vem ao caso, nunca quis misturar minha vida profissional com o blog, um dos motivos é por que eles são bem distantes. Ano novo, vida nova e  resolvi contar o que faço, por que haverá umas poucas mudanças por aqui. Tenho certeza absoluta que todos vocês já viram meu trabalho, já se emocionaram com ele e alguns até choraram. Sou Produtora de Arte em dramaturgia (que que é isso?) e trabalhei durante 22 anos na TV Globo, o currículo é extenso mas resumidamente fiz entre outros programas 10 novelas das 21hs e cinco minisséries, em  duas das quais concorri ao prêmio Emmy Internacional , aliás já fui ao Emmy como finalista quatro vezes. Explicando, o prêmio é dado para o programa finalizado e não por categoria, mas se você assina a produção de arte...  Se neste final de ano você viu cinco minutos de TV, viu a mensagem de final de ano com o Roberto Carlos cantando, viu meu trabalho. Há três anos me aposentei e me afastei, mas uso do cachimbo entorta a boca, então estou sempre voltando para fazer alguma coisa.
Produção de Arte, que que é isso? Difícil explicar, não sendo cenário (paredes e móveis), não sendo figurino, todo o resto é Arte: a mesa bem posta (toalha, copos e pratos), casamento (igreja, festa e bolo), o documento correto para a cena, a arma do ladrão, o carro que o efeito especial destrói e mais mil e uma coisinhas que, em geral, vocês não vêm! Essa talvez seja a grande frustração dos diretores/produtores de arte ninguém vê nosso trabalho. Você só o vê se ele estiver errado, se aparecer um documento datilografado em um filme/novela que se passa em 1860, seremos criticados e vilipendiados até a última geração, rs...  e mesmo quem está xingando, não sabe a quem se dirigir!
Começo o ano fazendo um filme (portanto no batente), ficarei fora de casa durante os próximos seis meses, produzirei da linha de costura a vaca, da tesoura a carroça, do período de 1750 a 1895, quem me lê sabe que eu gosto de época, na verdade sou especialista em época, adoro! Não vou abandonar o blog, mas passarei a postar só uma vez por semana. Vou continuar falando em livros, mas não se assustem se eu começar a falar do livro de Tombamento de Batismos de uma determinada igreja em 1820, rs No momento não posso expor a obra, mas quando começar a sair na imprensa (sempre sai) eu pretendo  fazer posts sobre as dificuldades e alegrias do meu trabalho. Não fiz esse blog para ser um diário pessoal, mas acredito que essa seja uma oportunidade para explicar meu trabalho e para a próxima vez que forem ao cinema, assistirem uma novela, um especial ou até mesmo um programa de comédia, reconheçam o trabalho do produtor de arte.
Tentarei na medida do possível (a média de horas de trabalho são 12 horas/dia) visitar todos vocês, talvez eu não comente tanto, sei que não será possível, mas lerei! Começarei 2012 trabalhando muito, mas fazendo o que gosto. Será cansativo? Será. Será estressante? Será. Terei que passar alguns meses levantando às 4h da manhã? Sim. Vou chorar e xingar meio mundo? Com certeza. Só verei minha família duas ou três vezes durante esse semestre? Sim. Terei saudades da minha casa, da minha cama e do meu sossego? Sim, sim, sim. Louca, eu? Sim, por um set de gravação! Estou feliz e me desejem sorte.
“Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente." Érico Veríssimo

46 comentários:

Nana disse...

bom dia, bom ano novo e boa sorte na sua nova empreitada, trabalho.

Gostei de saber o que faz na vida. Imaginava que fosse aposentada e sim que havia sido professora.

abçs

SHEYLA - DMULHERES disse...

Jussara
Feliz 2012! Te desejo sorte no novo trabalho e esperarei ansiosamente pelas noticias. Aqui sempre procurávamos seu nome nos créditos finais e sempre admiramos bastante seu trabalho.
Um grande beijo a todos por ai, especial em você.
Sheyla.

Luana disse...

Que maravilhoso o seu trabalho!!!! Eu jamais imaginei que voce trabalhasse com TV e video...
Eu nao vejo muita TV, em especial da Globo, mas acho a sua area fantastica! Tenho uma amiga que tambem trabalha pra Globo, ela vende peças e coisas de decoraçao, provavelmente voces se conhecem...

Filme... ai que delicia! Aguardo com agua na boca as novidades... to falando que 2012 promete?

beijao

Misturação - Ana Karla disse...

Jussara, te desejo toda sorte do mundo!!!
Gostei muito em saber do seu trabalho e vou ficar aqui acompanhando, mesmo uma vez por semana.
Entrou bem em 2012, hein?!!!
Trabalho sempre engrandece o ser.
TUDODEBOM!!!
Xeros

Lufe disse...

Jussara......a revelação!!!!

Que legal voce resolver falar um pouco de seu trabalho.Gente ativa, de criação, não pode parar nunca.
Já vi trabalho seu e adorei, pois a minha imaginação correu solta. Pegar um roteiro e imaginar toda a cena, preenchendo cada espaço nas paredes, nos moveis, na rua.....É um trabalho fantastico.É compor uma tela em grande escala, nos minimos detalhes.
Muito sucesso na nova empreitada.
Que você continue a ter gana e saude para realiza-la. Já estou ansioso para ver o trabalho na tela.Uma das coisas que eu sei que remontam a este periodo delimitado é a fundação do Curral del Rei até a construção da cidade de Belo Horizonte em 1850. Começa na epoca ainda dos bandeirantes e vai até a "medernidade".A outra é o Tratado de Madri que estabeleceram os limites da America portuguesa e espanhola.é uma epoca riquissima para o seu trabalho.Ainda bem que topou faze-lo. Morro de inveja por aqui....rs

um bjo de um ano novo muito feliz, de muito trabalho e certamente muito gratificante.

um grande beijo

Juliana disse...

Que beleza, Ju! Que tudo dê muito certo nessa nova empreitada.

E fala mais sobre como funciona o seu trabalho; a gente vai adorar!

Ah, eu fui pra praia e tomei toda aquela chuva na cabeça. hehehehe

O Cercadinho disse...

Oi, tudo bom?
Queria te convidar pra acessar um novo blog. Inclusive tua amiga já comenta aqui sempre.
O Cercadinho é o nome dele. O porquê do nome? Entra lá e descobre, assim como ela. rsrsrs
Aliás, já tem continuação da história em capítulos "Sem destino".
Segue o link que já te direcionará direto pra lá:
http://o-cercadinho.blogspot.com/search/label/%23%20Hist%C3%B3rias%20em%20cap%C3%ADtulos
Dá uma olhada e veja o que tu acha.
Ahhh, e recomenda pras tuas amigas também. O ideal é que todo mundo interaja entre blogs e comente.
Conto contigo lá, ok? Assim como entrarei assiduamente aqui também.
Beijos,
Wanderlei
www.o-cercadinho.blogspot.com

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Oi Jussara, começar o ano trabalhando, e ainda naquilo que gosta, PARABÉNS!!!
Confesso que EU e meu marido AMAMOS novelas e mini-séries de época, pelo visto já vimos muito do teu trabalho!

Desejo um 2012 com muita saúde, tranquilidade, amor e união, emprego e dinheiro no bolso e no banco, sempre!!!


Beijos


Audeni

Clara disse...

Amei saber disso....

Bom trabalho, então!
Estamos por aqui sempre... ou entrando aqui e comentando ou (eu) lendo por email tudo que vc posta.

Beijosssss

Bia Jubiart disse...

Nossa! Pensava que fosse jornalista da Globo, cheguei perto rsrsrs

Fiquei até excitada com seu novo desafio/expectativa... Jussara, fico muito feliz por vc, na entrelinhas se sente a sua felicidade!

Não se preocupe com comentários, sempre estarei por aqui, gosto do seu jeito de falar/escrevendo.

Sucesso e harmonia espiritual em seu novo ano!

Beijossssss

Regina Rozenbaum disse...

Minina cê´num é fraca nauuumm, hein?! Se não contasse, jamais imaginaria (mas não pensei em profª de português e sim, sempre, algo com arte! Se bem que ser profª nesse nosso país é uma verdadeira arte.) e adorei conhecer mais essa faceta sua. Não está precisando de uma assistente? De verdade! Tenho total disponibilidade pra acordar às 4 da matina e pegar no pesado! Prestarei toda a atenção, de agora em diante, nos créditos que são passados rapidinhos, né?! É Ju, é uma vida dedicada a arte...e não tem como se aposentar totalmente! Precisa torcer? Então já estou vibrando!
Beijuuss, estalados de novos, n.a.

Inaie disse...

Me sinto ultra privilegiada por te conhecer e por voce dividir um pouco da sua historia conosco. Ja estava quase cansando de te infernizar: fala de voce, conta as suas historias, bla, bla, bla. Eu sabia que tinha muita coisa pra sair desse blog :-) e se ler sobre os livros e interessante, ler sobre voce, o que voce pensa, faz e sente e muuuito mais! que venha sim o blog-diario!

Milhoes de beijos e divirta-se nesse novo projeto. Eu confesso que as vezes sinto saudade da minha vida pauleira/coorporativa. Mas ai eu deito na rede, fico bem quietinha e a saudade passa!

Vamos estar sempre aqui com voce.

Beth/Lilás disse...

Que bacana Jussara!
Trabalho lindo e realmente de muita dedicação é o que você faz.
Espero que tenha muita saúde para esta nova empreitada e se precisar de alguma ajudinha com coisas ou locações em Petrópolis, fale comigo, pois quem sabe posso dar uma ajudinha.
Feliz 2012!
beijos cariocas

Macá disse...

JU
Achei bem legal você falar um pouco de você e do seu trabalho. Afinal foram tantos anos.
E agora, já está no batente?
Só estou imaginando aqui os posts que vai fazer ......
Sucesso na nova empreitada.
beijos

Vivian disse...

...você faz um trabalho que
ninguém vê,
mas sem ele não existiria
a excelência das produções
que principalmente a Globo
apresenta.

parabéns, alma linda!

Celia na Italia disse...

JU
Grandes projetos para uma pessoa que excede em talento!
Parabéns pelo trabalho mas acima de tudo por este novo grande desafio.
Vai dar tudo certo pois qdo a gente faz o que ama, o resultado não é outro.
Sucesso!

Renata C., UMA EXPATRIADA (esposa, mae, mulher...) disse...

Ai! Fiquei com agua na boca! Que delicia, amiga! Ai! Mesmoooooo! Muito bom saber que vc esta´ de novo ´´na area´´!!!!! Milhoes de bjs e muito boa sorte!
Obs.: Pra PRODUÇAÕ DE ARTE a gente tb deseja MERDA? MERDA PROCE!
;-)
Obs.2: Te gosto como se a gente fosse amiga ha uma decada! Engraçado, ne?

Edlena Franklin disse...

Jussara, que emocionante sua profissão! Estive perto de enveredar por esse caminho quando estagiei numa produtora de vídeo que realizava comerciais em minha terra natal. Eu queria dar pitaco em detalhes como figurinos condizentes com a classe social das personagens envolvidas, atitudes etc. Confesso que me senti intimidada pela guerra de egos existente naquele ambiente. Coloquei minha vocação em segundo plano e saí de fininho, por achar o clima muito pesado. Mas para os valentes e competentes como você isso não foi empecilho para consolidar uma carreira! Creia que valorizo imensamente seu trabalho e ficarei atenta às novidades que você irá nos trazer sobre seu filme e todos os detalhes históricos e técnicos que o envolvem.
Beijos

mirtes disse...

Nossa, Jussara, que legal!
Quer dizer, primeiramente, FELIZ ANO NOVO!
Em segundo lugar, adorei saber o que tu fazes. Sério, isso é mágico! Vou estar torcendo por você nesse semestre de muito trabalho.
E o que é "muito trabalho" quando a gente faz o que gosta, né?
Tudo de bom pra ti e continue aparecendo! Quando puderes falar sobre o filme, vem e nos conta!

Beijos!

Orvalho do Céu disse...

Olá,querida

No qual cada semente em FLORES de ouro abrindo...
Em nossa mente árida ORVALHA TUA GRAÇA...

Que o seu Novo Ano seja um filme cheio de alegria e paz!!!
Bjm festivo

Ivan Monma disse...

Caral#$%! Ops, desculpa rs
Que legal! Só de ler a descrição do seu trabalho fiquei cansado... mas deve ser excepcionalmente compensador ver uma obra finalizada! Ainda mais trabalhando na Globo que, mesmo sendo o símbolo do mal para alguns, prima pela excelência e tem profissionais competentes para tal.
Gambatê!

*** Cris *** disse...

Que linda sua profisão.Sabe, gosto desses detalhes, dou valor a uma boa produção,se que semela nada seria lindo e maravilhoso.Parabéns por cada trabalho seu que trouxe emoção a nós que assistimos com tanto carinho.
Feliz 2012, boa sorte e força nesse seu novo projeto!

Marly Bastos disse...

Sorte querida! E claro, estará a mil mas em contato com o que gosta de fazer, portanto feliz! Aprendi um pouquinho sobre a produção de arte em dramaturgia. Obrigada por compartilhar.
Beijokas doces e sucesso sempre!

Carlos Medeiros disse...

Provavelmente você vê filmes, novelas, com outros olhos, deve enxergar coisas que não vemos. No decorrer dos anos, seria interessante que falasse sobre os livros pesquisados para o seu trabalho.

Christine disse...

MinHa amiga, estou boquiaberta! Hahaha
Que chique e que delicia conhecer (ou quase) alguém com esta experiência. Já trabalhei com eventos, e nas devidas proporções entendo seu desabafo qdo fala que ninguém o seu trabalho... Há nao ser que algo de errado, que esqueça alguma coisa ou que tal objeto nao estava no exato lugar que deveria estar...hahaha... Muito bom! Depois que passa a gente ri, né?
Bom, agora já descobri que a sua visita vai demorar um pouco, mas tem um motivo a mais para nao deixar de.vir! Espero os 6 meses...hahaha pode ser para 2013! Mas agora que sei um pouco mais da 'sua praia' vou te deixar doida para vir conhecer as coisas que tem por aqui....
Parabéns pelo retorno, são poucos os que tem sua coragem! Sucesso no novo desafio ! Paciência e sabedoria para tocar a vida nesse furacão que serão os próximos meses!
Feliz 2012! Xi Nian kuai lê! E que o Dragão com toda sua força e impulsividade te inspire! é... Segundo os chineses, esse ano promete!
Deus te abençoe e guarde.
Beijo de quem já era sua fã e agora vai virar Tiete ..hahahaha

Christine disse...

MinHa amiga, estou boquiaberta! Hahaha
Que chique e que delicia conhecer (ou quase) alguém com esta experiência. Já trabalhei com eventos, e nas devidas proporções entendo seu desabafo qdo fala que ninguém o seu trabalho... Há nao ser que algo de errado, que esqueça alguma coisa ou que tal objeto nao estava no exato lugar que deveria estar...hahaha... Muito bom! Depois que passa a gente ri, né?
Bom, agora já descobri que a sua visita vai demorar um pouco, mas tem um motivo a mais para nao deixar de.vir! Espero os 6 meses...hahaha pode ser para 2013! Mas agora que sei um pouco mais da 'sua praia' vou te deixar doida para vir conhecer as coisas que tem por aqui....
Parabéns pelo retorno, são poucos os que tem sua coragem! Sucesso no novo desafio ! Paciência e sabedoria para tocar a vida nesse furacão que serão os próximos meses!
Feliz 2012! Xi Nian kuai lê! E que o Dragão com toda sua força e impulsividade te inspire! é... Segundo os chineses, esse ano promete!
Deus te abençoe e guarde.
Beijo de quem já era sua fã e agora vai virar Tiete ..hahahaha

Christine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Brazil disse...

Revelou-se, mulher? Então tá: muita festa, trabalho e pão em 2012!

Luma Rosa disse...

Agora que falou da sua vida, percebi que não conjecturava sobre a sua profissão. Só pensava "É uma pessoa que também gosta de ler" e se é pesquisadora, melhor ainda! Uma profissional sempre nos trará informações com mais precisão ;) Boa sorte!! Que todo o seu sacrifício não seja em vão! Beijus,

Mayara disse...

Jussara, menina, que lindo! Eu acho que seu trabalho deve ser fascinante, principalmente trabalhando com época, eu adoro ( historiadora, sabe como é né?!) rsrsr Que seu trabalho novo seja tudo de bom e compense toda a canseira, o stress e o sumiço! Um abraço!

Jurema Brasil Xavier disse...

Desejo muita sorte para você e o filme. Tomara que todos no set se tornem uma grande família assim ajuda a passar o tempo longe de todos nós.
beijos e sucesso

jurema

Regina Marote disse...

Oi Jussara!!!
Sucesso...sucesso...sucesso e um feliz 2012 q já começou agitadissimo para vc!!!
Minha filha ficou tão encantada com seu trabalho q me recomendou
vir dar uma espiadinha básica,
pq sabe q curto muito tudo isso.
Foi uma pena ñ ter conseguido te conhecer, mas quem sabe nos encontraremos ainda, aqui ou na China.
Beijussssssss
Regina

Kinha disse...

Puxa, seu trabalho deve ser super motivante,fiquei impressionada!

Tathiana disse...

Puxa, eu ADOREI saber mais sobre você, sobre o seu trabalho...! Gostaria tanto de trabalhar em alguma coisa que me desse essa empolgação. Quem sabe um dia? Ficarei ansiosa aguardando posts sobre esse seu trabalho, por sinal, muito interessante.
E, pra vc, o ano começa bem.
Toda felicidade do mundo!
Beijos.

Cissa Branco disse...

Ju,

Agora com todos esses detalhes sou definitivamente fã de carteirinha, adorei saber de tudo isso e quero trocar figurinhas e aprender com vc.
Grandes beijos e vê se não some!

Cissa Branco disse...

Ju,

Esqueci de te responder, estou no sul, em Porto Alegre, cheguei no sábado e fico, entre idas e vindas do interior e Santa Catarina, até o dia 3 de fevereiro, se estiver por aqui me avisa para nos encontrarmos e eu poder te tietar pessoalmente. Meu celular é 66 99959809 (tim)

Kinha disse...

Passando de novo pra ver se tem novidade. Estou curiosa, rs

Pandora disse...

Levando em conta que vc é minha amiga, significa que agora eu tenho que moderar minha lingua na hora de criticar as novelas de época??? kkk... Empatia com quem produz as coisas acaba com a brincadeira!!!

Ah, cedo ou tarde nossas coisas pessoais acabam no blog e que profissão linda a sua... um dos meus habitos irritantes é sempre assistir o filme novamente ouvindo o diretor(quando essa opção vem) e me impressiona a montagem de cada cena, cada segundo, cada momento... O que surge diante de nós tão natural na verdade é uma produção e das muito bem feitas eu admiro e respeito, mesmo lembrando que não se trata da verdade sobre o passado e sim um discurso sobre o passado que é tanto melhor quando produzido por alguém tão apaixonada pelas letras e pela história como você!!!

Pandora disse...

Levando em conta que vc é minha amiga, significa que agora eu tenho que moderar minha lingua na hora de criticar as novelas de época??? kkk... Empatia com quem produz as coisas acaba com a brincadeira!!!

Ah, cedo ou tarde nossas coisas pessoais acabam no blog e que profissão linda a sua... um dos meus habitos irritantes é sempre assistir o filme novamente ouvindo o diretor(quando essa opção vem) e me impressiona a montagem de cada cena, cada segundo, cada momento... O que surge diante de nós tão natural na verdade é uma produção e das muito bem feitas eu admiro e respeito, mesmo lembrando que não se trata da verdade sobre o passado e sim um discurso sobre o passado que é tanto melhor quando produzido por alguém tão apaixonada pelas letras e pela história como você!!!

Inaie disse...

oi querida, to com saudade. e inventei um projeto meio traquinas que eu quero dividir com voce...

bj

O Guri disse...

Não gosto de pessoas inteligentes.








Pua há há!

Já escutou a Respect, da Melanie Amaro, tem uma energia super a ver contigo. Pra quando tiver tempo: {http://www.youtube.com/watch?v=fGgPrwCLZnY&feature=player_embedded}

Fatima Valeria disse...

Realmente vc é surpreendente! Comecei a ler da última postagem p cá, e que surpresa! Um olhar tão sensível só podia estar relacionado com arte!!!Pô!Olha só: literatura + pesquisa histórica + criação + arte + muito trabalho = muito amor e realização.Tô na torcida, já que me relaciono com as artes e no momento vivo um parenteses na minha vida (mergulho na alma humana, essa fica p depois). Fiquei muito feliz, boa sorte, avise quando a obra estiver pronta, estarei aberta p apreciar.Ah! espero q dê tempo de ler este comentário. Abraços

Tera disse...

Ju, como eu te disse, estou lendo um pouquinho de cada um dos seus posts... a hora q der eu vou começar do primeiro q vc escreveu! já sei q o filme já acabou de ser filmado, q vc já está em casa! amiga, q bom ter vc tao perto de novo! vc escreve do jeito q fala!! kkkk sem parar!! muita saudade! até logo!

Anônimo disse...

cialis bestellen cialis rezeptfrei
prezzo cialis cialis dove comprare
cialis generico cialis
prix cialis cialis france

Anônimo disse...

xanax online xanax vs ambien - cheap xanax + forum

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol withdrawal forum - can you buy tramadol over the counter in the us