quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Saindo por aí!


Guias de viagem têm uma longa tradição, nasceram nos relatos de viagem primeiro de tradição oral, como a Odisseia ou Eneida, e depois como diários como o de Marco Polo ou o diário de bordo de Vasco da Gama.  Assim, qualquer viajante que se aventurasse pelo mesmo caminho, já saberia como ir, o que encontrar, o que ver e em qual roubada não cair, se Ulisses tivesse tido acesso a um relato anterior jamais teria parado na ilha de Circe! Diários de bordo, principalmente na era dos descobrimentos, eram tratados como segredo de estado, afinal mostravam o “caminho para as Índias”. Um dos mais famosos relatos de viagem e aventura é o do alemão Hans Staden no livro “História Verdadeira e Descrição de uma Terra de Selvagens, Nus e Cruéis Comedores de Seres Humanos, Situada no Novo Mundo da América, Desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas Terras de Hessen até os Dois Últimos Anos, Visto que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a Conheceu por Experiência Própria e agora a Traz a Público com essa Impressão" também conhecido pelo nome "Duas Viagens ao Brasil", que foi publicado em 1557.  O livro, com desenhos, segundo as descrições de Hans, foi um grande sucesso com inúmeras reimpressões, e ajudou, na época, a criar a ideia que o Brasil era um país de canibais, além de conter informações sobre a língua, a cultura, os costumes e as crenças dos indígenas do litoral brasileiro. Os próximos viajantes já chegavam por aqui bem prevenidos!
Nos séculos XVIII e XIX, muita gente saia a viajar pelo mundo e fazia seus relatos, os chamados diários de viajante, cada viajante com seu olhar; um relatava os costumes, outros a comida ou as paisagens (alguns até desenhavam), ao chegarem de volta a sua terra logo publicavam seus diários e faziam sucesso, não que todos quisessem fazer uma viagem igual, mas gostavam de conhecer outros lugares através desses diários. Julio Verne foi um grande colecionador de relatos de viajantes.  O costume adentrou o século XX, aqui eu já publiquei um delicioso diário de viagem escrito em 1927.
O mundo foi se ampliando, cada vez mais informações sobre os lugares foram se acumulando e assim nasceram os guias de viagem, nos primórdios dos modernos guias, publicavam-se mapas, de um país ou continente, esses mapas só mostravam as estradas e as principais cidades, o Atlas Portátil aqui mostrado é de 1911 e contém folhas em branco para que se possa fazer anotações, embora mostre todos os continentes, só os países europeus estão destacados (para os curiosos ele me pertence). Ou seja, saia de viagem mas não fique perdido ou trace seu próprio roteiro.  Assim os guias de viagem se tornaram populares, mesmos nos dias de hoje, quando muita gente faz blog de sua viagem (retornando aos antigos diários) e quase todas as informações turísticas possam ser acessadas pela internet os guias impressos não perderam importância e cada cidade ganhou um, em geral em formato de bolso, que contém o básico sobre o lugar, atrações turísticas, hospedagens, passeios e compras; muitos contêm o mapa da cidade para que possamos chegar facilmente ao local a ser visitado e não se perder. Eu não ligo muito de me perder, pois em uma cidade desconhecida tudo é passeio! Um bom guia não tem só sugestões do que ver e fazer, também informa sobre o contexto histórico e cultural do lugar, ampliando assim a experiência da viagem. Eles se tornarão uma recordação da viagem e sempre se pode fazer anotações sobre o que viu e visitou, ajudando um outro alguém que fará a mesma viagem.
Paris é o destino turístico, acho que deve ter uns mil guias diferentes sobre a Cidade Luz afinal lá nasceram os ideais da Revolução Francesa, o existencialismo, o romantismo, a Belle Époque. Lá aconteceu primeiro voo homologado da história da aviação (feito por Santos Dumont), o movimento dos estudantes de 68, a primeira exibição cinematográfica, a Copa do Mundo de 1998...  Em Paris (e só lá!) estão a Torre Eiffel, a Notre-Dame, a Sorbonne, o rio Sena e o Louvre. As maiores obras de Monet e de Rodin.  Os melhores queijos e vinhos do mundo e os melhores bistrôs.  Vestígios do Império Romano e o Moulin Rouge.
Quando vocês estiverem lendo esse post eu estarei usando meu guia de Paris, voltarei em duas semanas.
Au revoir!

21 comentários:

Celina Dutra disse...

Deliciosa e excelente viagem, querida Jussara! Seu texto como sempre, magistral.
Girassóis nos seus dias. Beijos!

Luana disse...

Ju!!! Nao sabia que voce vinha pra essas bandas! Alguma passadinha em Bruxelas? Fica uma hora de Paris e posso te levar para conhecer o Atomium e o museu do Magritte? =)

Boa viagem! Tem meu email, qualquer coisa!

Lufe disse...

Jussara.

Que delicia minha amiga!
Aproveite o fim do outono em Paris com suas arvores douradas,

A alegria de saber que vai a Paris até me fez esquecer de comentar o excelente post sobre os manuais de viagem...rs

tá comentado....

bjos procê. Divirta-se

Jacqueline Braga disse...

Que sonho.Eu amo Parir e queria muito conhecer e visitar. Òtima viagem, tenho certeza que já está sendo.
bjos

Bia Jubiart disse...

Hummmmmmmmmm que chiqueza gostosa!

Boa viagem e aproveite a cidade luz!
Sou louca p/ conhecer o interior da França, os famosos bistrôs com a culinária regional, vinhos, paisagens, artes... Amiga, divirta-se!!!

Beijãoooooooooooo

Sheyla Xavier - DMulheres disse...

Jussara
Nossa...que sonho!! Imagina como será o seu post de volta!?!! Se o da ida, foi esse primor, o próximo então, vai arrebentar.
Divirta(m)-se e aproveite(m) bastante!!
BJokassss

Beth Blue disse...

Paris? Que delícia, curta muio sua viagem. Pelo menos um bom guia você já tem!

Mônica disse...

Ju, você me pegou direitinho!!!
Sabe o que eu disse quando acabei de ler? Ah, safada!!! kkkk
que legal, que bom!!!
Não existe coisa melhor do que viajar, e Paris deve ser maravilhoso!!!
Aproveite cada momento e depois conta pra gente e mostra umas fotos. Vou aguardar.
Boa viagem, bju

Celia na Italia disse...

A belíssima Paris ficará ainda mais linda com vc por lá!
Aproveite muito e não deixe de nos trazer fotos e coisas de lá!

Juliana disse...

que riiiica!

divirta-se, meu bem!

Menina no Sotão disse...

Eu já estava me esquecendo: boa viagem... Eu gosto de Paris. Mas não está entre as minhas cidades favoritas, embora meus personagens sempre passem por aí...
bacio

Macá disse...

JU
Seu post sobre guias de viagens está maravilhoso, mas o que deve estar sendo DI-VI-NA é a viagem em si.
Aproveite mesmo; Tudo.
beijos

Luma Rosa disse...

Ui, que chique!! Se tivesse me falado antes, tenho uma guia brasileira que faz passeios à pé pela cidade. Se ler esse comentário, me mande um email luzdeluma@ovi.com - Conhecerá Paris como uma parisiense!!
Bon voyage!! Beijus,

Lilian A. Mello disse...

Oie!

Sigo seu blog pelo reader no meu celular e adoro.

Leio geralmente à noite, e chamo gentilmente esse horário de "retiro espiritual".

Obrigada!

Lilian
www.doce-borboleta.blogspot.com

Ivan disse...

Aí sim heim!
Boa viagem! Que renda boas histórias e lembranças ainda melhores!
Abraço

Cinderela Descaída disse...

Très bien!

Aproveita muito.

Au Revoir,

Fabi Teixeira disse...

Oi, Jussara! Vim aqui te conhecer e você bem faceira passeando em Paris, ah, que maravilha... Aproveita bastante!

Você recebeu minha cartinha do Clube da Carta? Tomara que sim...

Beijo grande.

Beth/Lilás disse...

Jussara querida!
Boa viagem! Aproveite tudo isso que estes guias maravilhosos que descrevestes inserem e nos ajudam.
Também estive aí perto por 11 dias, mas só em Espanha, adorei tudo o que vi, senti e comi. hehe
Feliz Férias em Paris!
beijos cariocas

Pandora disse...

Isso é um post delícia de se ler isso sim!!! Viagens são tudo de bom... Quem no mundo vive em uma cultura letrada e não sonha em conhecer Paris, Londres, Roma e o mundo todo que só conhecemos pelos livros que lemos!!!

Mayara disse...

Jussara, que delícia!Te desejo muitas "luzes" nessa viagem, aproveite bastante e volta logo! um abraço!

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
JUSSARA a milhão em Paris! Que chique!

Aproveita muito a viagem, Jussara, curte tudo de montão! cidade linda, tem tudo a ver com vc, dai vc conta pra gente como foi a viagem.

muito contente por sua viagem, vc merece!
bjs e bom domingo, boa semana, boa viagem!!!