quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crescer é natural e divertido

Quer namorar comigo?, Mauricio de Sousa

Dia das Crianças é sempre um dia de ler gibi. Quer coisa mais feliz, quando se é criança, que ler gibi jogado em algum canto da casa, sem obrigação nenhuma? Eu conheci a Turma da Mônica nos suplementos infantis dos jornais que chegavam lá em casa, quando as revistinhas apareceram li algumas, mas já estava em outra. Com a chegada das filhas a Turma da Mônica passou a ser uma companhia constante lá em casa, durante anos tivemos assinatura.  E toma-lhe de mamãe ler, ajudar na leitura e depois só perguntar: chegou gibi novo?  Para falar a verdade foi assim que me apaixonei pelo Chico Bento. Nunca impedi minhas filhas de  lerem o que quisessem, mas isso não me impediu que as direcionasse para o que eu considerava o melhor. A Turma da Mônica se enquadrava nessa categoria,  principalmente por serem crianças brasileiras, com problemas brasileiros, suas vidas espelham nossos modos e cultura,  sem preconceitos, arteiras, adoram brincar, faladeiras e muitas vezes surpreendentes. Os roteiristas, sob o comando de Maurício de Sousa, sempre foram de primeira linha. Até hoje gosto muito das histórias que usavam (usam) metalinguagem (guardo algumas antigas) considerava uma ousadia, afinal era para um público infantil! Essa metalinguagem permitia que as crianças percebessem o que era mágico é o que era realidade, afinal muitas vezes os personagens conversavam com o próprio criador e até reclamavam!
Hoje, quase todo mundo tem uma história com a Turma da Mônica, basta sair por aí lendo os memes literários para ver a quantidade de pessoas que respondem que o que mais liam quando crianças eram  gibis da turma. Todo mundo em certa altura os abandonou, até eu e minhas filhas! Eles ficam guardados no coração e um dia voltam. Agora, eles voltaram para a minha, a neta aos 8 anos lê e assina.  Foi assim que eu descobri a Turma da Mônica Jovem,  outra linha. Uma linha paralela  em forma de mangá  que atende os adolescentes, pré-adolescentes e adultos que procuram saber  como sua turma cresceu e evoluiu.  Muitos saudosistas chiaram, eu achei genial!
Das muitas dúvidas que ficaram  a que mais persistiu é: Mônica e Cebolinha  vão continuar nessa briga eterna,  coelhadas pra cá planos infalíveis pra lá? No mês de junho/2011 a pergunta foi respondida em Quer namorar comigo? Eles cresceram, vão à escola, tem personalidades, mas não perderam suas características principais, o Cebolinha (agora só quer que o chamem de Cebola) não fala mais errado, passou por uma fonoaudióloga (como muitos dos meninos reais) a Mônica emagreceu (como muitas meninas que saem da infância), o Cascão toma banho, apesar de não gostar muito e a Magali continua magra,  comilona e namorando o Quinzinho.  Então esse romance que estava há tempos na enrolação saiu para a luz!  Lógico que tem plano infalível, tem gritos da Mônica, mas tem declaração de amor do Cebolinha, lágrimas e alguns beijos. É um namoro conturbado, mas só o futuro dirá onde tudo isso vai parar. Lindo de ler e ver, maravilhoso recordar.
A Turma da Mônica tem mais de 50 anos, Cebolinha nasceu em 1960 e a Mônica em 1963, como no mundo dos quadrinhos o tempo pode demorar muuuuito a passar eles só chegaram à adolescência em 2008, quando saíram os primeiros gibis da Turma da Mônica Jovem.  Assim Mauricio de Sousa se aproxima de seus leitores adolescentes, reconquista os leitores por volta dos 30 anos (curiosidade mata?) e evolui em sua arte.
Quer namorar comigo? Foi o maior sucesso editorial de todos os tempos no Brasil: vendeu 500 mil exemplares. Mais que o dobro dos maiores jornais do país e de livros não vamos nem falar... alguns não vendem isso nem em 100 anos.  Para ler, saia à caça, peça emprestado (se tornou um gibi de colecionador) veja se ainda tem na editora ou um exemplar esquecido no fundo de alguma banca de jornal, procurem em bibliotecas  ou gibitecas, sendo a favor ou não dessa evolução vale a pena ver como chegaram ao beijo da capa.
“Ninguém sabe por que ama ou porque não ama. É uma coisa que se sente, mas que não se explica.” Júlio Dinis
SOBRE O AUTOR
Mauricio de Sousa (1935- ) – desenhista brasileiro e paulista de nascimento, criador da Turma da Mônica e outras turmas, formou uma legião de leitores em seus mais de 50 anos de atuação e atualmente atinge mais de 30 países com seus personagens.  Turma da Mônica Jovem é  publicada  pela Panini, assim como todos os seus gibis.

30 comentários:

Juliana disse...

Ah, que lindo!

eu amo a turma da monica desde sempre.
ainda leio bastante por conta das aulas na escola e acho que gosto mais que os alunos.

Adoro a revista Jovem tb. Delicinha demais!

Celina Dutra disse...

Sabe que bateu saudade? Há quantos anos não me encontro com essa turma. Vou pegar com minha neta.
Delicioso seu texto!
Feliz Dia das Crianças.
Girassóis nos seus dias. Beijos.

Bia Jubiart disse...

Eles nasceram quase junto comigo!

Me identificava muito com a Mônica por conta dos dois dentões de coelho rs, o Cebolinha era o meu irmão Marcelo, por um bom tempo falava que nem o Cebolinha... Como vês os personagens fazem parte até hoje de nossas vidas...

Bem que o time poderia dar uma paradinha nas boas lembranças de criança.

Jussara, um ótimo fim de tarde/feriado p/ vc!

Beijooooooooo

Sandra Portugal disse...

Que Nossa Senhora Aparecida nos Proteja e Proteja às nossas Crianças!!!
Tenham um excelente feriado!

Hoje postei uma análise sobre os filmes infantis, vejam se concordam comigo e comentem! http://projetandopessoas.blogspot.com//

Pandora disse...

Eu lia turma da Mônica na casa de uma prima minha que colecionava, acho que não sou bem uma fã, mas achava interessante! Hoje tenho umas "sobrinhas adotivas" que adoram, na Bienal fizeram a feira! É uma literatura que encanta (considero quadrinhos literatura tb), até hoje me pego lendo os gibis delas e achando uma delicia!!!!

Celia na Italia disse...

Ju
A Eduarda adora ler os gibis da Turma da Monica, esta paixão começou na Itália qdo ficávamos horas parados nos aeroportos. Ela tinha 4 anos, aprendeu a ler com estes personagens e se apaixonou. Não deu outra, temos assinatura e sistemáticos questionamentos de qdo será a próxima entrega.
Sem falar nas saídas ao super ou ao shopping qdo o passeio obrigatório é a banca de revistas ou as livrarias. Entre outros títulos, e não são poucos, sem tem algum da Turminha!
Super abraço!

Sheyla Xavier disse...

Jussara,
Adoro ler gibi, faz tempo que não os leio, então bateu aquela saudade! Ficava esperando a turma da Mônica sair na banca para pedir a painho para comprar. Ahhh, bons tempos! Obrigada por me fazer lembrar de tempos inesquecíveis!!!
Um cheiro grande e felicidades!!

Orvalho do Céu disse...

Querida
Eu não fui de l er gibis mas os meninos foram... até hoje se lembram...
Bjm de paz

Glória Maria Vieira disse...

Ai que lindo, Juh!
Confesso que apesar de ter assistido A turma da Mônica, de até hoje gostar, não conheci através dos Gibis infelizmente! :(

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Ah Jussara, vc é o máximo! lê de tudo!
é isso ai!
eu não leio mangás, não é meu tipo de leitura (negando a origem hahaha) mas adoro essa nova fase da turma da mônica. tinha que ser exportada essa série.

eu tenho esse mangá e não sabia que era tão famoso assim, vou olhar pra ele com mais carinho a partir de hoje rs.

bjs

Rosamaria disse...

Obrigada pela visita, Jussara!
A Turma da Mônica é do tempo dos meus filhos, então também sempre acompanhei. Agora as netas também gostam.
Bjim

Ma Ferreira disse...

Mauricio de Sousa e sua turminha..

Ludico..simples..cativante..
Bateu saudades!!

bj

Rogério Pereira disse...

O "plometido" é devido

:-))

Mayara disse...

Oi Jussara! Confesso que eu tenho um certo preconceito com a juventude da turma da Mônica e nunca li uma das revistinhas novas, mas vou procurar agora, quem sabe eu cresço junto com eles rsrrs Um abraço!

Adelaide Araçai disse...

Sou fã da turma toda, aprendi a ler com os gibis, no inicio lembro de minha mãe me ensinando aos 4 anos e como era incrivel. Se bem que eu gostava mais quando era ela que lia para mim....rsrs Mas como ela não tinha tempo para isso me ensinou a ler.... depois disso não parei mais lia todo tipo de gibi ou revista que aparecia em casa.

Também tenho essa preferencia pelo Mauricio, por tratar da nossa realidade.

Muita luz e paz
Abraços

Fernanda de Francisco disse...

Mãe,

adorei o último quadrinho. Até me emocionei!

Beijos

Cissa Branco disse...

Ju,

como eles estão lindos!! Fiquei com um pé atrás quando li que havia saído a versão jovem, mas é muito bom relembrar todas as confusões. Felipe descobriu agora a Turma da Mônica, e quase tem um troço de tanto rir dos planos infalíveis do Cebolinha.
Amei o post!
Beijos

Teresinha Ferreira disse...

Olá Jussara,
Tivemos a mesma ideia de falar sobre a Mõnica nesse dia que é tão especial.
Quando morava em Campinas -SP, adorava levar minhas filhas no parque da Mônica em SP.
Lembranças...
Tenha um ótimo final de semana.
Bjs mil

Lufe disse...

O Mauricio é sem duvida um dos grandes genios brasileiros.
Ninguem que não o seja consegue criar personagens tão caracteristicos de nossa cultura, com linguagen e comportamentos de nossa infancia, o que nos faz nos identificarmos de alguma forma com eles. Chico Bento, Cebolinha, Cascão, Monica, Magali, Bidu, estão para mim no mesmo nivel dos personagens de Disney.
Será que eu ainda acho algum exemplar?
Vou tentar achar....rsrs

bjos

Mônica disse...

Oi Ju, nem vou comentar sobre as revistinhas do Mauricio, pois eu ia encher várias laudas aqui. Vou me restringir a este beijo.Aliás eu nem sabia que leles haviam se beijada, preciso comprar esta revista, ela deve ser uma edição histórica.
Obrigada, beijos

Fernanda disse...

Cresci com a Turma da Monica, até me teletransportava para a rua onde moravam, rsrsrs.

Agora a Turma da Monica Jovem também anda por aqui, através de um pré adolescente que adora ler. Mas não resisto e leio antes dele!

Regina Rozenbaum disse...

Dias desses, no programa Altas Horas, estava Maurício e falando, entre outras coisas, desse crescimento dos personagens. Curti muito essa turminha toooda e principalmente Chico Bento (pq será?rs)com sua simplicidade de ser.
Beijuuss n.a.

Carlos Medeiros disse...

Turma da Mônica fez parte da minha infância/adolescência. Até mesmo um pouco da fase adulta, aproveitava a desculpa de presentear os meus sobrinhos, então comprava, lia e depois passava a eles.

Evanir disse...

Hoje estou passando para desejar
um feliz final de semana.
Deixar um carinho meu como
sempre tento fazer sempre.
Em cada blog onde encontrei carinho
e amizade sincéra.
O amor por você nasce desse contato
simples que sempre tento passar .
Gosto de ver você no meu blog ,
mais sei que nem sempre é possivel.
Graças a Deus você tem uma infinidade de amizades.
Bjs,no coração e na alma.
Evanir.
Um feliz dia do professor
caso ñ for essa sua profissão
não importa um dia todos nos tivemos um.

blog da Paraguassu disse...

Olá Jussara,
Em primeiro lugar, quero agradecer por ter comentado a minha postagem.
Creio que você, com seu post sobre Maurício de Souza e seus gibis, agora inclusive, para a moçada jovem, suscitou grandes saudades do tempo em que líamos as histórias de Mônica e seus amigos. Ficou marcada em minha memória, uma série de historietas que depois, meus netos também leram.
São coisas que o tempo, senhor da razão, não consegue apagar. Gostei muito do que você escreveu. Obrigada.
Um grande abraço e um ótimo fim de semana.
Maria Paraguassu.

Elisa T. Campos disse...

Oi Jussara

Faz tanto tempo que não leio a Turma
da Mônica.Foi uma das revistinhas que
li muito, Bolinha e Luluzinha também.

Outro dia bateu uma saudade e vi as historinhas no You tube.

Bela postagem
Parabéns

Christine disse...

Oi Ju,
Amo a turma da Monica, tenho até edição de aniversário autografada! Mas meu preferido mesmo é o Chico Bento! Êita trem bom de lê, sô! Hehehe
Ainda não li nada dessa turma adolescente, mas acho que deve ser bem interessante. Lá vamos nós para a lista novamente. E não fazem nem 2 meses que voltei do Brasil...rs
Beijo.

ANDRÉA disse...

Adoro gibi, tenho uma porrada.
Leio e dou as minhas gargalhadas.
Bom, vamos ver se eu consigo alegrar o seu dia.
-Quem quer ir para o céu?-perguntou a professora.
Joãozinho foi o único que não levantou a mão.
-por que vc não quer ir para o céu, joãozinho?
- porque minha mãe disse que quando acabasse a aula era para eu ir direto para casa.

E ai deu uma risadinha??????
Heim?????
Beijos
Andréa

vii_wii disse...

adoro a turminha!
espero que ela continue entre nós por bastante tempo !
meu personagem preferido é a monica !
mas amo o resto d turma
bjs !!!!!

Beth Blue disse...

Nossa Jussara, você não imagina o susto que levei quando estive no Rio ano passado (depois de 11 anos sem ir ao Brasil, lembra que comentei no blog?).

Vi esta Turma da Mônica adolescente nas bancas de jornais e quase caí pra trás!!! hahaha. Susto e do grande. Mas não cheguei a comprar e agora que li este post me arrependo!

Pior é que comprei mesmo foi a Luluzinha (pode me matar). Eu adorava Luluzinha quando criança mas ela é americana, sabiam? Little Lulu! Mas eu li muita Monica e Cebolinha na infância também, viu? Bons tempos aqueles...