sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Festa, amigos e muitos livros

Matthias Stom
Vai chegando perto do aniversário a gente se põe a pensar em como foi o último ano. Não é meu aniversário, ainda! É o do blog, este mês faz um ano que ele está no ar, no balanço anual ele só me deu alegrias e muitos amigos, brasileiros que estão aqui e no mundo todo e que provavelmente eu nunca encontraria, mas não só os encontrei pelo blog como alguns encontrei pessoalmente, só amigas! Engraçado (eu acho pelo menos) é que todas são iguaizinhas o que a gente pensa que são. Adoro falar e elas também, adoro ler e elas também, todas tem uma alegria e uma gana de viver bem, não só com os seus como com o resto da humanidade, generosas e divertidas mesmo quando estão falando sério. Como isso é bom! Infelizmente ainda não conheci nenhum amigo, tem meus irmãos e primos, mas vamos combinar que isso não vale, eles são iguaizinhos a mim! Vou ter que esperar o próximo ano para aumentar minha lista de leitores que conheci pessoalmente, mas desde já digo: todos devem ser iguaizinhos na generosidade, na vontade de dividir o conhecimento e se divertir.
Franco Matticchio
Estes dias eu reli todas as minhas postagens e comentários e me deu o maior orgulho do que consegui, afinal quando escrevo sobre um livro, entre outras razões, é para despertar a curiosidade  de quem não o conheça e procure ler ou reler. Não sei bem como homenagear a todos então fiz uma compilação de alguns comentários que me enche de orgulho e muitas vezes de medo.  Espero que se sintam homenageados!
Começam assim:
 ... você deveria defender uma tese "como curar os traumas adquiridos em relação à leitura na escola"...hahaha Não vai ser difícil encontrar casos para analisar...rs”
 “Suas resenhas me deixam com água na boca para ler cada vez mais.”
Chuck Jones
 “Oi, você arrasa numa resenha, né?Curiosidade não me falta para devorar um livro como esse.Desse jeito minha lista não tem fim.”
“Fantástica sua resenha (como sempre)! Ah! com certeza vou chorar!”
“... esse livro, como tantos outros que suas postagens denunciam,não li.”
“...deu vontade de comprar AGORA e começar a ler.”
“A forma terna com que fala de livros, merecia um Nobel... (pena não haver, para quem sabe ler e escolher...)”
 “Não conhecia o autor. (tu gostas de me fazer sentir ignorante...rs)”
“Mais um pra gente gostar. Mulher boa é essa, sô!”
Passam para a segunda fase:
“Se eu tiver que pagar excesso de bagagem quando voltar para China, vou falar para o cara da cia. aérea te ligar... hahahaha”
“Quando eu for ao Brasil vou gastar um monte de dinheiro em livro e a responsabilidade será sua...”
“Onde vou arranjar dinheiro para tanto livro excepcional? Esse preciso (tenho que) ler. É o tipo de leitura que adoro!”
“Ah! esse eu preciso ler! Já estou ficando igual a todos os seus seguidores: com lista de livros pra comprar (pensar que antes eu gostava tanto de comprar roupas rsrsrsrsrs)”
“Se eu ficar lendo todos os seus posts, quando eu voltar pro Brasil não vou fazer nada alem de leeeer e leeer!”
“...eu adoro ler. Mas minha filha aammmmaaaa, assim de paixão desenfreada.Você me deixa sem opções... Só me resta esconder seu blog dela ou te mandar a conta da livraria...kkkk”
“... você é uma praga! só faz engordar minha lista na loja brasileira, encomendas, encomendas, encomendas! rs. Os olhos querem ler este livro, tenho que atendê-los.”
E por fim:
Adam Pekalski
“Ah...graças a sua indicação estou lendo e amando George Orwell - 1984. Estou na metade do livro e encantada. Valeu a indicação.”
“... acabei de ler "A Casa dos Espíritos", foi uma ótima aventura, me apaixonei por Jaime e o velho Trueba parece o meu pai, intempestivo e dado a exageros... Enfim, qualquer dia desses, quando minha coragem voltar, escrevo sobre esse livro também, foi uma leitura encantadora! Uma vez mais, obrigada pela indicação”
“... a minha pilha de livros a ler não para de crescer...comprei o Fante, que me indicaste.”
“Ri, Admirei, Encantei-me, Relembrei, Torci, Refleti, Apaixonei-me por Alice, Chorei (sou chorona), Embeveci-me! AMEI "UM TOQUE NA ESTRELA" da Benoîte Groult. Fascinei-me com o jeito de apresentar a história e com os sarcasmos e ironias inteligentes! Obrigada pela dica!”
“Sabe o que acontece? Quando você posta sobre uma obra que a gente não se interessa (eu não gosto do tema vampiros por exemplo), dá uma vontade louca de conhecer. Sério! A sua maneira de falar sobre ela, nos envolve.”
“Gostei do teu blog, não conhecia o livro, nem o autor, mas a blogosfera serve para isto mesmo, interagirmos e aprender uns com os outros.”
“...dei uma passada rasteira aqui no seu blog e vi que este promete ser saboreado como vinho. Não vejo a hora de chegar à noite, no merecido descanso da labuta diária e descobrir o porquê as palavras são vagabundas”
Mas no fundo todos se sentem assim:
“Aí, eu odeio ler seu blog! E amo o mesmo tanto. Dicas preciosas.”
Durante esse mês de aniversário de um ano convidei alguns leitores a escreverem sobre algum livro ou sua relação com eles, portanto a festa será longa e se eu não te convidei, erro meu! Mesmo assim se quiser participar é só mandar seu texto para meu email, fico esperando!
Tor Freeman
“As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se reencontram, mesmo depois de muitos anos afastados, sua amizade é tão forte quanto sempre.” Deng Ming-Dao

23 comentários:

Ivan disse...

Desculpa o sumiço! Finalmente um post q não me deixará com a consciência pesada por não ter lido um livro tão legal rs... Parabéns pelo blog, tenho certeza que esse seu filho ainda te dará muito orgulho!
Abraço

Anônimo disse...

Adorei o post! :-) :-) :-)

O seu blog e tudo de bom, mas o que pega mesmo e o carinho com que voce cuida dele e trata a todos nos.

beijos de viena!

inaie

Pandora disse...

E Setembro começou em festa \o/ Meu irmão, o livro do Contos Vida, seu blog!!! Realmente esse blog é um serviço de utilidade pública, vc é incrivel Jussara!!! Faz as pessoas terem vontade de ler, faz quem gosta de ler se sentir parte de uma família, aliás, aqui as vezes parece isso, um lugar onde os apaixonados por livros se sentem em família!!!

Parabéns!!!

Maria Izabel Viégas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Izabel Viégas disse...

Jussara,
vi no Blog da querida Regina Rozenbaum.
E concordo quando vc diz que a primavera a gente faz no mês que quiser. Amei!
E afinal, fiquei curiosa mesmo, quem era a dona das Palavras vagabundas?
Li este post todinho, comentário por comentário!
Eu sabia que de vagabundas suas palavras nada seriam.
Ali acima vi o que o Hugo Brasil lhe falou. E compreendi o porquê do título. Vagabundas, circulam pelo mundo, vão e voltam, trazem informações variadas.
É ir além da palavra!
Quando eu trabalhava na Educação com adolescentes, que alegavam não ler pois não tinham dinheiro para comprar livros, ou quando algum professor dizia que tinham que elevar o nível, não ler qualquer "coisa", "inferior".
Eu argumentava: deixa a meninada ler, incentivem, nem que seja para ler O Dia( na época só para pobre), leiam pedaços de jornais, prestem atenção nas mensagens ali expostas. Discutam sobre elas...isso é que nos faz mais sintonizados com o nosso mundo.
Que nos torna seres pensantes, alfabetizados realmente, lendo e analisando o que lê!
Muito alunos até faziam, mas os professores, esses , eram elitizados.
Na realidade, o que vc faz aqui é o que meus professores exigiam de nós. Que lêssemos e fizéssemos o resumo. Só que aqui vc resume e o povo ...corre atrás!
;)))
Isso acrescenta e muito!!!
Gostei, querida!
Parabéns pelo seu Blog!!!
Beijos!

* Desculpa ter apagado o comment anterior, é que a conexão caiu e eu deixei erros,se puder,por favor, pode retirá-lo? Sou-lhe grata.

Celina Dutra disse...

Jussara,

Emocionei-me com tanto carinho derramado neste post. Mas vc merece muito mais. Você alumia o caminho!Vida sem fim para o Palavras Vagabundas! Felicidade e retorno de sempre maior carinho para vc. Jussara!
Com carinho,

Muitos e muitos girassóis todos os dias!
Beijos.

Lufe disse...

Jussara,

Nesse aniversario do seu Blog, quem teve um ano repleto de presentes fomos nós, com sua gentleza, amabilidade, desprendimento e principalmente nos brindou com estas resenhas bem trabalhadas, bem escritas, nos mostrando um novo olhar sobre as obras aqui apresentadas.Quem te acompanhou, certamente tem agora uma nova maneira de ver a literatura como um todo. Toda obra é valida se vista sem preconceitos. Isto você sempre deixou claro por aqui.
Obrigado por partilhar com a gente o seu encanto.

bjos

Cinderela Descaída disse...

Jussara:
parabéns pelo primeiro ano do blog. O meu também está para fazer aniversário. É um processo agradável aprender a escrever para outros, não?
Como diz uma amiga minha, grande escritora que te indico: Monique Revillion (o livro de contos dela: Teresa que esperava as uvas, ganhou o prêmio de melhor livro no concurso Açorianos, Nas palavras dela, a escrita é um exercício de auto-conhecimento. E isso, ninguém nos tira.
Um beijo,

O Guri disse...

Posso participar? Seria um desafio bem grande escrever algo que esteja no mesmo nível que você.

Bejo na bunda!

Posso?

Cris Mussi disse...

Comadre... Só agora te descubro aqui. E vejo que faz um ano que você está feliz da vida fazendo o que mais gosta... Ler e escrever...
Fiquei muito emocionada com seu blog. Tô começando a lê-lo e aprendendo a curti-lo com você.
Com certeza estaremos mais próximas.
Mil beijos no se coração.. saudades e amor...

Ju Ramalho disse...

Oie Jussara!

Outro dia eu falei com a ELaine Gaspareto sobre vc!

O quanto admiro sua pessoa!
Muitas vezes eu venho aqui leio comento, outros eu recolho a minha ignorância e saio de fininho hahahahha.

Ju, eu sinto até falta quando vc não aparece, e fico feliz se ver seu cantinho comemorando aniversário.

Vc é uma pessoa maravilhosa de uma personalidade que vai além do que escreve.

Te admirooooo muitooooo

Beijooooooooo


Ah ia esquecendo....assim que eu voltar com os livros que quero trocar vou relacionar os seus, não o fiz ainda por isso não entrei em contato tá?

Glória Maria Vieira disse...

Jussara, minha flor.

Você e esse espaço maravilhoso aqui são dignos de todos os elogios que lhe fizeram e de todos os que ainda estão por vir.

Você só nos acrescenta. Nos enriquece.

Teresinha Ferreira disse...

Olá Jussara,
Que bacana fazer aniversário do blog. Meses e meses de muitas palavras vagabundas por aqui e ali. Nos prestigiando e nos inspirando com resenhas tão instigantes.
Parabéns!
Bacana isso sobre escrever nossa relação com um livro. Se eu tiver um tempo, vou te enviar meu texto, ok?
Bjs mil
Tenha uma excelente semana. Que as palavras vagabundas permaneçam por aqui sempre e sempre.

Macá disse...

Ju
Um ano e parece que foi ontem que começamos a conversar sobre o blog e minhas primeiras impressões sobre ele - que se confirmaram. Você faz as pessoas se interessarem pelo livro que postou, mesmo que a gente tenha dito um dia que esse livro nunca seria lido (ou relido).
Parabéns pelo blog, pelas pessoas que você cativou nesse período e que lhe trouxeram tantos bons comentários.
beijo grande
PS: Percebi que não lhe mandei a capa do livro que comentei. Vou enviar, ok?

Adelaide Araçai disse...

Claro que me sinto homenageada...afinal o seu blog está de aniversário e eu fui presenteada por meses e meses de ótimas leituras e dicas sobre livros, além é claro do seu carinho mais do que especial.

Abraços

Beth/Lilás disse...

Jussara,
Você é mesmo uma ótima referência para quando a gente vai à cata de algum livro novo.
Adoro também sua forma simples e direta de falar sobre literatura, sem chatices de intelectualóides.
beijão carioca

Lúcia Soares disse...

Jussara, recebi seu convite para participar, dei o meu "sim", mas não vou poder fazê-lo, o que me deixa chateada. Mas estou em viagem (06 a 19/09) e não terei como fazê-lo, ainda mais que ando muito sem imaginação. Mas acompanharei, se der, lendo com muito prazer.
Feliz aniversário do blog e vida longa a ele!
Beijos!

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

esse seu blog é apaixonante! acho que mta gente olha os livros com mto mais carinho do que olhava, graças às suas palavras nada vagabundas.

eu adoro esse seu espaço.

pensandoemfamilia disse...

Parabéns pelo niver do blog. Sucesso nesta celebração.
bjs

Irene Moreira disse...

Jussara
Que alegria em ler tantso comentários e comprovar a riqueza deste seu blog.
Concordo com o Alexandre Mauj quando diz "as suas palavras nada vagabundas".
Não sou uma pessoa de presença constante,mas as poucas vezes que aui vim sai radiante. ena que meu tenpo não me permite dedicação total a visitar os blogs e me deleitar com as leitura de seus maravilhosos posts.
Parabéns pelo 1 ano de blog e que tenhamso muitos mais em que eu possa desfrutar com mais frequencia.

Beijos no teu coração.

Fatima Valeria disse...

Quem tem que ser homenageada é vc, a gente só tá seguindo o que é bom!!!! Parabéns, já faz parte de mim a vontade de sempre estar blogada aqui! E olha que me conquistar não é muito fácil, rsrsrsrs

Christine Marote disse...

OI Ju...
Agora, uma semana depois de cruzar o mundo estou colocando minha leitura em dia, pq enquanto estive no Brasil nem escrevi no meu e nem visitei os meus preferidos...hehehehe
Dedicação exclusiva à saudade!!!

Li esse seu post e sorri e chorei... que delicia ver o quanto vc ajudou os leitores de plantão a sair da mesmice e de buscar alguns livros que nem sequer passavam pela nossa cabeça. Minha lista continua grande, pois é impossivel trazer tudo que quero. Mas chorei de emoção mesmo... e um pouco de raiva. Já disse e repito, não me conformo de não ter conseguido te achar naquele shopping. Vou processar a VIVO!!!hahaha Aí qdo li o final do post...buáááá... mas valeu mesmo assim, vc é uma das pessoas que já está no meu coração!

Outra coisa, até engraçada: meu blog também está fazendo um ano. Não tem a mesma consistencia do seu, mas sobreviveu! E uma vez qdo quase desisti dele, vc foi uma das responsáveis pela continuidade, Obrigada e cada vez mais sucesso para seu espaço e realização para vc.
Beijo imenso! Zhu ní shen rì kuai lè!

Mulher de Fases™ disse...

Qto tempo eu não passava por aqui. Mas, pra servir de consolo, não passava em blog nenhum !!! Tô voltando a comentar hoje. Mas recebo com carinho seus comentários sempre tão precisos no meu blog !!! Como fiquei sumida, fiquei desatualizada e tava achando uma bagunça daqui pra cima, mas lendo este eu entendi hehehehe. Vc com certeza despertou o amor pela leitura em muitas pessoas e, mais ainda, fez ótimas indicações a quem já possui este hábito. Beijo e parabéns pelo blog !!!