terça-feira, 28 de setembro de 2010

Virgem?

IRACEMA, José de Alencar


Todo mundo alguma vez já foi atormentado por esse livro, até por que ele é  um marco do literatura romântico-indianista.
“Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.”
Gente, isso é lindo! A única frase que realmente nós lembramos. Mas... o livro é chato que só, tudo altamente idealizado , alegórico e com descrições minuciosas em tupi-guarani! Vou escrever o que todo mundo sabe Iracema é um anagrama de América,  nesse romance simboliza a floresta exuberante e virgem sendo invadida, destruída (ela morre no final) pelo branco Martim, um português perdido onde hoje é o Ceará. Hoje, acredito é uma obra para estudos acadêmicos arqueológicos, tem seu valor mas pouca gente está disposta a se sacrifricar para saber qual.
Eu descobri uma utilidade insuspeita, esse é um blog para falar de livros, mas gosto de algumas ações politicamente corretas, assim achei que Iracema serviria para falar de florestas e árvores. Não existem mais florestas virgens, todas elas já foram tocadas e/ou destruídas pelo homem, algumas matas virgens hoje foram plantadas pelo homem, é o caso da Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo na cidade do Rio de Janeiro. O site alemão Mach's Grün (Make it green - Faça verde) criou um programa chamado "Meu blog é carbono neutro" e ele planta uma árvore na Califórnia para cada blog que divulgar o programa. Na Califórnia onde uma floresta que foi destruída por um incêndio em 2007. Alguém fez umas contas loucas e chegou à conclusão que uma árvore neutraliza as emissões de dióxido de carbono de um blog. Como  uma árvore vive em média 50 anos ou mais as emissões de dióxido de carbono de um blog podem ser completamente neutralizadas por todo esse tempo. Já plantei algumas árvores, por isso acho que meu blog está free mas gosto da ação e da conscientização.
Para seguir a ideia é fácil, escreva um post  sobre essa iniciativa e mande o link  para: CO2-neutral@kaulfda.de
Para saberem mais entrem no blog No Livro da Vida, da Saozita.
As florestas não são mais virgens, mas podem voltar a serem moças com lábios de mel e talhes longos, essa é a maravilha da natureza.
Um clássico é algo que toda a gente queria ter lido mas que ninguém quer ler.Mark Twain
SOBRE O AUTOR
José de Alencar (1829-1877) – jornalista, editor e político. Vários de seus romances foram escritos em capítulos diários para jornais. Publicou Iracema em 1865.

8 comentários:

Cintia Branco disse...

Passo longe dessa obra do José de Alencar, quanto a ação ecológica, penso ser muito bacana, porém sou descrente nesse tipo de ação global. Acredito que mesmo não tendo mais florestas virgens,os males causados são irreversíveis.
Beijos

VaneZa disse...

Assim... eu não funciono com nada do José de Alencar. Todas as minhas tentativas foram frustradas. Lucíola então... nem me fale. Não aguento nem ouvir o nome. Gostei da utilidade que você encontrou para o o livro.

Beijozzz

Macá disse...

Jussara
Realmente, você achou uma grande utilidade para o livro.
Sabe que eu postei sobre o carbono neutro, a Saozita viu, pediu licença para publicar e ela fez um estudo sobre o assunto. Eu adorei.
Estou tentando que bastante gente entre nessa corrente. Já postei no twitter também. Vamos em frente.
um beijo grande

DESASSOSSEGADA disse...

Que bom te receber em meu blog, seja bem vinda.

Obrigada pelo comentario.

Volte sempre que quiser.

Bjo

Saozita disse...

Olá Jussara, obrigado pela simpatia eu apenas resumi o programa de reflorestação, nada demais!
É uma questão de consciencialização, temos que ter esperança e acreditar que muito pode aínda ser salvo, caso contrário que ninguém faz nada e então, iremos de mal a pior!
Gostei do teu blog, não conhecia o livro, nem o autor, mas a blogosfera serve para isto mesmo, interagirmos e aprender uns com os outros.

Tem uma boa noite.

Bjs

Sãozita

Saozita disse...

Jussara, tentei colocar-me como seguidora do teu blog e não me foi possível, a rede está com problema. Logo que possa fá-lo-ei!

Bjs

Sãozita

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Oi! Mto obrigado pela visita! Se é amiga da Macá, então é minha amiga também!
E gostei muito do seu espaço! Amo os livros, amo a leitura. E aqui sei que vou aprender muita coisa boa.

Vou seguir seu blog! Bom dia!

Tathiana disse...

Hum, gostei da dica (tanto meu lado bióloga como meu lado mãe).
Bjs.